Objetivo é levar solução de inteligência artificial para reconhecimento de voz, criado pela startup do Sul, ao mercado europeu. Investidora é uma spin-off de empresa que atua no segmento de medicina diagnóstica.
[FLORIANÓPOLIS, 13.10.2020]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
De startup para startup: a NESS Health, empresa que fornece soluções para o mercado de medicina diagnóstica, anunciou um aporte de R$ 2 milhões na IARA Health, que desenvolve inteligência artificial em reconhecimento de voz para o setor da saúde e que tem sede em Florianópolis. O investimento será dedicado a pesquisa, desenvolvimento e expansão nacional e internacional da startup, fundada em Porto Alegre em 2018 mas que chegou à capital catarinense no início de 2020.
As empresas levarão para a Europa – a partir de Portugal, em um primeiro momento – uma plataforma digital de inteligência artificial (IA) em reconhecimento de voz de profissionais de radiologia com foco na entrega de serviços de saúde mais rápidos, menos custosos, inteligentes e de maior qualidade.
Criado para otimizar a transcrição de laudos radiológicos, o sistema de reconhecimento de voz da IARA Health mantém o foco do radiologista concentrado no exame, atingindo alto nível de acerto (a acurácia é de 98%, comenta o CEO e cofundador José Venson) e potencializando o fluxo de trabalho do profissional. Com apoio da NESS Health, a tecnologia de IA foi treinada para o português europeu e já está em utilização.
Fundada em 2016, a NESS Health está incubada na Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Eistein (SP) e é uma spin-off da NESS Processos e Tecnologia, que atua no mercado de medicina diagnóstica e saúde. A empresa atende mais de 20 grandes e médias empresas do setor de saúde, oferecendo tecnologias como plataformas digitais de monitoramento em tempo real de equipamentos médicos, operação à distância de ressonância magnética e tomografia computadorizada, transmissão em tempo real de exames de ultrassonografia, laudos médicos estruturados, reconhecimento de voz para laudos médicos, telemedicina, entre outras.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES