Hospital de Olhos Sadalla inaugura “clínica inteligente” no Ágora Tech Park, em Joinville

Voce está em :Home-Inovadores, Joinville-Hospital de Olhos Sadalla inaugura “clínica inteligente” no Ágora Tech Park, em Joinville

Hospital de Olhos Sadalla inaugura “clínica inteligente” no Ágora Tech Park, em Joinville

Sadalla.Smart é parte do projeto Ágora.Health, cluster de inovação na saúde que contará com outras operações nos próximos meses. / Foto: Divulgação


[JOINVILLE, 06.05.2021]
Por Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

O Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, empresa do Grupo Opty, inaugurou nesta semana no Ágora Tech Park, em Joinville, o “Sadalla.Smart“, clínica oftalmológica inteligente e conectada, na qual rotinas e processos são otimizados por meio de uso intensivo de tecnologia e equipamentos inéditos no atendimento a pacientes no país.

A iniciativa faz parte do projeto Ágora.Health, espaço dedicado à saúde dentro do Ágora Tech Park e que terá outros programas previstos para iniciar nos próximos meses, como uma farmácia-conceito (com utilização de novas tecnologias e serviços de entrega e compra de medicamentos) em parceria com o Grupo Clamed e espaço para incubação de startups da área de saúde.

No ambiente, os pacientes terão à disposição equipamentos e sistemas para exames como refratores digitais de altíssima definição, softwares integradores, pias que produzem água ozonizada (que elimina bactérias e vírus de superfície) para limpeza da clínica e bebedouros especiais. 

“O movimento de transformação digital na saúde tem como meta colocar o usuário no centro, proporcionando uma experiência engajadora que o inspire a cuidar melhor de sua visão e saúde em geral. E o ponto de partida é conhecer o paciente, redesenhar, construir e otimizar processos clínicos centrados na jornada dele dentro do ecossistema de saúde”, comenta o médico oftalmologista Renan Oliveira, head de Inovação do Grupo Opty.

DESAFIO: REDUZIR A FRAGMENTAÇÃO DE DADOS E SERVIÇOS NA ÁREA DE SAÚDE, COM TECNOLOGIA

Na prática, ele explica que paciente com diabetes, por exemplo, pode não somente cuidar da saúde ocular, como realizar consultas via telemedicina com médicos parceiros (endocrinologistas, nutrólogos e cardiologistas), com uma assistência mais abrangente. Na clínica, há uma sala especialmente para a realização das teleconsultas.

Objetivo é “modelar um sistema de atendimento transformador e integrado”, afirma o dr. Renan Oliveira, head de Inovação do Grupo Opty. / Foto: Divulgação

Um dos obstáculos mais comuns no mercado de saúde é a fragmentação dos dados e dos serviços, com informações dos pacientes espalhadas em diferentes empresas (hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios). 

“A falta dessa conexão resulta em um sistema de saúde segmentado e ineficiente. Por isso a necessidade de desenhar uma jornada melhor para o paciente, de conectar as especialidades e fazer com que os médicos tenham uma visão mais ampla de todo o histórico e das condições em que ele se encontra. A tecnologia também pode ajudar a tornar a jornada do paciente mais humanizada. O objetivo do Sadalla, do Ágora.Health e do ecossistema envolvido, é modelar um sistema de atendimento transformador e integrado, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças, maior eficácia no tratamento e maior qualidade de vida ao paciente”, conta Renan.

Em busca de novos parceiros, a Sadalla.Smart já nasce com o apoio da Essilor International, Johnson & Johnson, Phillips, Bayer e Allergan.


LEIA TAMBÉM: