Empresa catarinense, criada em 2016, desenvolveu plataforma de clima e engajamento corporativo utilizada por mil empresas, como Loft, Petz e Stone. Na foto, Mariana Dias (Gupy) e Cesar Nanci (Pulses). / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 28.02.2023]
Redação SC Inova com informações da Assessoria de Imprensa
A Gupy, empresa líder em tecnologia para Recursos Humanos no Brasil, acaba de anunciar a aquisição da Pulses, plataforma de gestão de pessoas com sede em Itajaí (SC) e que usa dados dos usuários (people analytics) para ajudar profissionais de RH e gestores a mensurar e criar estratégias para clima, cultura organizacional, engajamento de pessoas colaboradoras e a chamada employee experience (experiência do empregador).
Este é a terceira operação de M&A da Gupy em menos de dois anos – e acontece 12 meses após receber um investimento de R$ 500 milhões liderado pelos fundos Softbank e Riverwood, que foi o primeiro grande aporte em uma plataforma de RH na América Latina.
“A Pulses possui uma plataforma com um grande diferencial de people analytics, o que possibilita que as lideranças atuem de forma preventiva para garantir uma boa experiência das pessoas colaboradoras. Tudo isso pode afetar o desempenho financeiro das empresas, já que um time mais engajado possui melhores índices de produtividade e retenção e menores tendências de apresentar problemas de saúde mental e absenteísmo”, afirma Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy. “Além disso”, ressalta, “pessoas mais engajadas conseguem se desenvolver melhor e tendem a ser mais criativas, ajudando as empresas a se reinventarem e serem mais inovadoras no longo prazo”.
Fundada em 2016 por cinco empreendedores em Itajaí (SC), a empresa recebeu em setembro de 2021 um aporte de R$3 milhões de um dos fundos da Invisto, gestora de venture capital com sede em Florianópolis, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Como noticiou o SC Inova à época, a empresa atendia 600 clientes – hoje, um ano e meio após o deal, conta com mil empresas na carteira, sendo que 50% são médias e grandes empresas como Loft, Petz e Stone, e que se encaixam nos perfis de clientes estratégicos para a Gupy. Naquele 2021, a empresa teve faturamento de R$ 10 milhões, um aumento de três vezes em comparação com o ano anterior.
Com a aquisição, a controladora passa a ter 4 mil clientes e mais de 36 milhões de usuários, entre pessoas candidatas e colaboradoras de empresas que utilizam seu ecossistema de soluções. Além disso, o número de colaboradores passa a ser 20% maior, chegando a 750 pessoas no quadro de funcionários (na Pulses são cerca de 160 colaboradores, de acordo com a página no LinkedIn).
Como destaca Cesar Nanci, CEO da Pulses, “uma empresa que investe em engajamento reduz em média 24% a taxa de turnover, o que impacta diretamente na redução de custos, e proporciona um aumento médio de produtividade de 17% e um aumento médio de receita em 20%”. Um exemplo disso é o grupo Energisa, cliente da Pulses desde 2019, que aumentou 94% da avaliação positiva das lideranças, com uma adesão média de 84% dos 11 mil colaboradores. “O potencial de soluções e integrações que temos agora com a Gupy é enorme”, define.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES