GoMoov, plataforma catarinense de mobilidade urbana, ganha destaque em ranking nacional

Voce está em :Home-Cidades Inteligentes, Inovadores-GoMoov, plataforma catarinense de mobilidade urbana, ganha destaque em ranking nacional

GoMoov, plataforma catarinense de mobilidade urbana, ganha destaque em ranking nacional

Startup com sede em Joinville é a única de SC no estudo “100 mais influentes”, d’O Estado de S. Paulo e da consultoria Connected Smart Cities

Com pouco mais de quatro anos de fundação e com operação em seis cidades catarinenses, startup com sede em Joinville é a única de SC no estudo “100 mais influentes”, do O Estado de S. Paulo e da consultoria Connected Smart Cities. / Foto: Divulgação


[JOINVILLE, 20.03.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Foi em Joinville, a “cidade das bicicletas”, que nasceu e está em desenvolvimento um projeto de micromobilidade urbana com utilização de bikes elétricas. A GoMoov Mobility System é uma iniciativa do Grupo AllTech – com sedes em Joinville, no Perini Business Park, e Caxias do Sul (RS) – que atua nas áreas de usinagem e indústria 4.0 e que desenvolveu uma aceleradora de projetos inovadores.

A startup fez os primeiros testes em 2020, no Ágora Tech Park, apresentando seus veículos elétricos (bicicletas e patinetes). No início de 2021, iniciou um projeto piloto na região central de Joinville e depois passou a atender o público na cidade vizinha de Jaraguá do Sul – por meio do app, usuários podem utilizar os veículos a partir de pontos de retirada, como estacionamento de terminais urbanos e no varejo. Mais recentemente, a empresa agregou o modelo de serviço de mobilidade para empreendimentos imobiliários, especialmente no litoral norte de Santa Catarina. 

Neste mês, a startup foi destaque (e também a única de SC) em ranking publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre os 100 projetos mais inovadores do país em mobilidade elétrica, levando em consideração boas práticas em Governança ambiental, social e corporativa (ESG). Ao todo, foram analisadas 339 empresas por um grupo de 33 jurados.

Na visão do CEO Jean Cardoso, o propósito é “facilitar os deslocamentos de maneira mais ágil, sustentável e segura. A inclusão de micromobilidade urbana nos meios de transportes melhora a qualidade de vida e pode contribuir para amenizar o intenso fluxo de veículos nas cidades”. 

Em 2020, startup foi finalista brasileira para concorrer ao Annual Investment Meeting, em Dubai, uma das mais tradicionais competições de inovação do mundo, com participação de mais de 70 países. No ano de 2022 a GoMoov é apresentada como modelo funcional também para mobilidade de carga, em tese de doutorado na Green Conference, congresso internacional para discutir questões relacionadas a movimentação urbana e cidades sustentáveis, na Polônia.  

LEIA TAMBÉM: