De acordo com balanço apresentado nesta segunda (19) pelos organizadores, segunda edição mobilizou 65 mil pessoas na cidade durante as primeiras semanas de agosto em Florianópolis. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 19.09.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Ao longo do mês de agosto, considerado um dos mais fracos para o turismo na capital catarinense, o hub de eventos Floripa Conecta ajudou a movimentar a economia com 60 iniciativas que atingiram um público estimado em 65 mil pessoas e resultaram em movimentação econômica de aproximadamente R$ 15 milhões. Os dados foram apresentados nesta segunda (19), em Florianópolis, pela comissão organizadora do Conecta, que envolve entidades associativas, setor público e privado.
O cálculo foi baseado no impacto no turismo da cidade a partir da movimentação do público nesses mais de 60 eventos. “Tivemos um aumento considerável de presença de turistas. Foram 17,8% a mais na rede hoteleira se comparado a 2019, na primeira edição do Floripa Conecta. Quando a sociedade civil se organiza, conseguimos ter resultados muito positivos”, afirmou Juliano Pires, Secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.
Em 2022, as principais entidades da cidade, entre elas SEBRAE, CDL, ACIF, FIESC, ACATE, Fundação CERTI, Prefeitura de Florianópolis e ABRASEL, se uniram para que o Floripa Conecta fosse um elo entre público, produtores e as iniciativas públicas e privadas.
Para os organizadores, este é um projeto de médio e longo prazo. “Acreditamos numa ideia. E apostamos na possibilidade de que Florianópolis pode se tornar a cidade da Economia Criativa e atrair pessoas do mundo inteiro”, afirma Luciano Pinheiro, diretor técnico do Sebrae/SC. “Nós sabíamos que o número não seria tão importante quanto como conseguir realizá-lo no pós-pandemia”, acrescenta. No ano que vem, o Conecta acontecerá entre 18 a 27 de agosto.
CONEXÃO COM ECONOMIA CRIATIVA
Entre 4 e 14 de agosto deste ano, o movimento agregou eventos nas áreas de games, música, gastronomia, tecnologia, cinema, turismo, moda, artesanato, design, artes cênicas e visuais.
“Por 11 dias, nos divertimos enquanto fazíamos negócios, aprendemos enquanto passeávamos por Floripa. Essa foi a apenas a segunda edição desse movimento que uniu iniciativas públicas e privadas em prol do desenvolvimento econômico da região. Fica claro que é em Florianópolis que nos encontramos em agosto quando queremos explorar o nosso potencial criativo”, disse Taynan Mariano, Executivo do Floripa Conecta.
Uma das novidades anunciadas durante o encontro desta segunda são as Rodadas de Negócios pós-evento entre produtores, agitadores culturais, empreendedores e entidades. Essas rodadas, lideradas pelo Sebrae/SC, estão marcadas para outubro. Também foram anunciados workshops de capacitação para produtores sobre como captar recursos via leis de incentivo e concorrer em editais – estas oficinas acontecerão em novembro. “A ideia é apoiar produtores de eventos a passar de nível e conectá-los com fornecedores da cidade”, afirma Mariano.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES