Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa, lançado pela ESPM, destaca a capital catarinense em áreas como conectividade, atração de talentos e segurança urbana. / Foto: Eduardo Zmievski (Unsplash)
[FLORIANÓPOLIS, 11.10.2024]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Depois de ser oficializada como “capital nacional das startups” por projeto de lei, e ser considerada o primeiro “ecossistema emergente” em volume de startups que receberam recursos de venture capital, Florianópolis agora aparece como a “cidade mais criativa” do país. É o que aponta o recém-lançado Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC) da ESPM, no qual a capital catarinense lidera, seguida por Vitória (ES), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Brasília (DF).
O índice, desenvolvido pelo Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação (MPECEI) da ESPM, avaliou as cidades com maior potencial de crescimento econômico baseado em setores criativos como moda, audiovisual, software, games, eventos e outras atividades ligadas à inovação.
Florianópolis, conhecida por seu ecossistema de tecnologia e startups, se destaca em iniciativas que integram criatividade e empreendedorismo, impulsionando a cidade para além de sua vocação tecnológica. A liderança no IDPEC reflete a capacidade da capital catarinense de atrair talentos qualificados e fomentar o surgimento de novos negócios no setor criativo.
Um dos principais fatores que explicam o sucesso de Florianópolis no ranking é a forte presença de profissionais com ensino superior, sendo a cidade com o maior percentual (39,1%) de pessoas com graduação. Além disso, o alto índice de conectividade digital, com a maior densidade de acessos à internet em banda larga no país, reforça a infraestrutura necessária para que negócios criativos floresçam.
Outro ponto de destaque para Florianópolis é a segurança urbana, fator que contribui diretamente para a qualidade de vida e a atratividade da cidade. Com uma das menores taxas de homicídios entre as capitais brasileiras, a cidade se apresenta como um espaço seguro e propício para o desenvolvimento de atividades criativas, atraindo não só novos moradores, mas também investidores e empreendedores de diversas áreas.
No quesito empreendedorismo, Florianópolis se destaca novamente como líder na criação de novas empresas, o que reflete a expansão de seu ecossistema de inovação e a capacidade de gerar oportunidades de negócios em áreas como tecnologia, design e cultura.
Confira o ranking das 10 cidades mais criativas do país segundo a ESPM:
1- Florianópolis (SC) – 0,91
2- Vitória (ES) – 0,83
3- Curitiba (PR) – 0,76
4- São Paulo (SP) – 0,72
5- Brasília (DF) – 0,71
6- Palmas (TO) – 0,66
7- Goiânia (GO) – 0,66
8- Belo Horizonte (MG) – 0,62
9- Porto Alegre (RS) – 0,61
10 – Cuiabá (MT) – 0,60
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES