Esag Ventures encerra ciclo de aceleração de seis startups universitárias em Florianópolis

Voce está em :Home-Inovadores-Esag Ventures encerra ciclo de aceleração de seis startups universitárias em Florianópolis

Esag Ventures encerra ciclo de aceleração de seis startups universitárias em Florianópolis

Ideias de negócio desenvolvidas por alunos da Udesc foram aprimoradas com auxílio gratuito de mentorias, palestras, cursos e oficinas.

Ideias de negócio desenvolvidas por alunos da Udesc foram aprimoradas com auxílio gratuito de mentorias, palestras, cursos e oficinas. / Foto: Divulgação Esag/Udesc


[FLORIANÓPOLIS, 10.12.2024]
Redação SC Inova, com informações da Esag/Udesc

Seis ideias de negócios criadas por estudantes de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concluíram na última semana o ciclo de aceleração do programa Esag Ventures, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis. As ideias de negócio foram aprimoradas ao longo do semestre com auxílio de mentorias, palestras, cursos e oficinas gratuitas.

A ideias são propostas por estudantes da Udesc Esag e selecionadas em edital. São inscritas equipes de 2 a 5 integrantes, que podem agregar também alunos de outros centros da Udesc, de outras universidades ou profissionais já no mercado. Para o ciclo de 2024, as equipes propuseram negócios em áreas como sustentabilidade, gestão financeira, atendimento ao cliente com IA, captação de recursos públicos para projetos, mercado pet e gestão de pessoas.

No Dia de Demonstração cada equipe fez uma apresentação explicando a ideia de negócios em até cinco minutos para dois convidados do ecossistema de inovação local. Os convidados deste ano foram o coordenador de projetos de aceleração da Darwin Startups, Leandro Aragon, e o coordenador de projetos da Fundação Certi, Thiago Furlani.

Além do projeto de aceleração de ideias de negócios, criado em 2021, a Esag Ventures implantou neste ano o projeto de incubação de negócios de inovação, voltado preferencialmente para startups que já passaram pela aceleração. São selecionadas por edital startups residentes, que recebem orientação e tem acesso gratuito a estrutura física (salas, estações de trabalho, internet), ao longo de um ano. Atualmente, o projeto conta com quatro startups residentes.

CONHEÇA AS STARTUPS ACELERADAS: 

Sygon – soluções em software para o mercado sustentável. Criou o portal Empresas Brasileiras pela Sustentabilidade (EBS), plataforma digital que ajuda empresas a mostrar suas práticas sustentáveis de maneira simples e transparente para os consumidores.

Visura – soluções em gestão financeira para pequenas e médias empresas. Proporciona terceirização financeira, análise de dados e consultoria especializada. Utiliza tecnologias para simplificar o dia a dia e dar mais praticidade e eficiência às empresas.

MAESTR.IA – atendimento ao cliente com inteligência artificial (IA). oferece automação do atendimento com chatbots, robôs SDR para qualificação de leads e suporte a equipes de vendas e soluções sob medida que integram IA com sistemas de atendimento e CRM.

Propósito – govtech que facilita o acesso a recursos e políticas públicas para municípios e organizações da sociedade civil. Desenvolveu a plataforma ProResource, que automatiza e simplifica o processo de captação de recursos, tornando-o acessível e eficiente.

Barkee – marketplace B2B (compras por empresas) para mercado pet. A plataforma permite que lojistas acessem produtos, fornecedores ampliem sua visibilidade independente de custos fixos e representantes otimizem seu tempo e alcancem novos lojistas com menor esforço.

WorkRise – plataforma on-line gamificada e integrada a inteligência artificial para guiar novos colaboradores das empresas, de modo que eles possam conhecer melhor seus produtos e serviços Também oferece acompanhamento para adaptação da empresa à plataforma.