Criado e desenvolvido pelo Consórcio da Zona Franca de Barcelona, este centro materializa uma estratégia de desenvolvimento da competitividade das indústrias instaladas na Catalunha por meio da promoção intensiva da inovação. / Foto: Divulgação
[06.12.2023]
Por Marcus Rocha, Especialista em Ecossistemas e Habitats de Inovação e Gerente de Inovação e Startups do Sebrae/SC. Escreve mensalmente sobre o tema no SC Inova.
Entre os dias 5 e 10 de novembro, o Sebrae de Santa Catarina promoveu uma missão ao ecossistema de inovação de Barcelona, com a participação de gestores públicos, lideranças do Estado e colaboradores do próprio Sebrae, todos em busca de referências e boas práticas. O grupo foi recebido na Universidade La Salle, realizou visitas a diferentes ambientes de inovação da cidade, e também participou do Smart City World Expo 2023, um dos principais eventos mundiais sobre cidades inteligentes.
A partir desta missão serão compartilhados conteúdos sobre os centros de inovação visitados, iniciando pelo DFACTORY, visitado no dia 5 de novembro.
Em um cenário no qual a inovação industrial pode ser uma das principais moedas do futuro, o DFACTORY emerge como um epicentro na área portuária de Barcelona, que busca marcar o ecossistema de inovação da região como um ponto de convergência para a evolução da Indústria 4.0. Criado e desenvolvido pelo Consórcio da Zona Franca de Barcelona, este centro materializa uma estratégia de desenvolvimento da competitividade das indústrias instaladas na Catalunha por meio da promoção intensiva da inovação.
O DFACTORY foi concebido com a missão de impulsionar a competitividade regional e atrair novas indústrias para a Zona Franca. O centro de inovação está na sua primeira fase, a partir de um espaço físico de 17.000 metros quadrados, que visa criar um veículo para materializar uma visão estratégica sólida. A partir de um investimento inicial de 30 milhões de euros, as instalações do DFACTORY revelam o compromisso do setor industrial da Catalunha com uma abordagem de inovação aberta que contempla desde as etapas iniciais de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de novas tecnologias e soluções para toda a cadeia produtiva das indústrias.
Com um ano de vida e uma ocupação impressionante de 77%, o DFACTORY traça um caminho financeiro firme, com uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 7% (um ótimo número para os padrões europeus), projetando um payback em 15 anos. A cautela é evidente na consideração do componente imobiliário, onde os aluguéis a 24 euros por metro quadrado não são apenas números, mas uma estratégia cuidadosa para garantir sustentabilidade financeira ao longo dos anos.
Nota-se que, por mais que se trate de um espaço com o objetivo claro de promover a inovação tecnológica, não se desconsidera a importância de garantir o retorno de todos os investimentos que já foram e que ainda serão realizados no DFACTORY, inclusive aqueles de caráter imobiliário.
Contemplando o horizonte, o DFACTORY projeta a conclusão de um grande complexo com cerca de 100.000 metros quadrados. Para tanto são projetados investimentos totais de pelo menos 100 milhões de euros, que serão realizados principalmente por indústrias e outras empresas da cadeia produtiva industrial que estão comprometidas com o desenvolvimento da sua competitividade por meio da inovação.
Dentro das paredes do DFACTORY, já operam duas incubadoras especializadas, o que comprova o compromisso com a inovação direcionada a temáticas específicas. A primeira, dedicada à tecnologia 3D, iniciou suas operações a partir de um investimento robusto de 3 milhões de euros. Em seus 1.000 metros quadrados, ela é o berço de mais de 100 startups. A segunda incubadora, focada em soluções logísticas inovadoras, hospeda mais de 30 startups em seus 750 metros quadrados, redefinindo o futuro da logística com criatividade e tecnologias avançadas.
UM AMBIENTE ALÉM DAS EMPRESAS, QUE SE CONECTA A UNIVERSIDADES E CENTROS DE PESQUISA
Nota-se que o DFACTORY não é uma ilha, mas um ambiente que se estende para além das empresas, abrindo seus braços para universidades e centros de pesquisa. Essa abordagem colaborativa não apenas enriquece o cenário de inovação, mas cria uma sinergia vital para enfrentar os desafios industriais. Algumas empresas conhecidas aqui no Brasil aparecem com destaque dentro das suas instalações: Dow, trabalhando principalmente com Internet das Coisas (IoT) e robótica; NTT Data, com foco em sensores e também em IoT; e HP, trabalhando principalmente em impressão 3D. Dentre os institutos de pesquisa, que fazem a conexão entre as empresas e as universidades, se destacam os laboratório do ICIL (Instituto para Carreira e Inovação em Logística e Cadeia de Suprimentos), o IAM3DHUB – claramente especializado em impressão 3D – e o LEITAT.
Durante a visita ao DFACTORY foi possível aprender um pouco mais sobre o LEITAT, uma instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação privada, fundada em 1906. Inicialmente ligada à indústria têxtil, o LEITAT evoluiu para liderar iniciativas de P&D em áreas de conhecimento tais como saúde, economia circular, indústria digital, química e materiais. Seus projetos, com um Nível de Maturidade Tecnológica (TRL) médio em torno de 3, refletem um compromisso com o desenvolvimento de novas tecnologias promissoras para o futuro da indústria.
O LEITAT reportou um faturamento anual ao redor de 54 milhões de euros, provenientes de fundos europeus e iniciativas privadas. No entanto, sua atuação não se resume à Comunidade Europeia, pois também tem projetos na América Latina, incluindo operações na Colômbia, Brasil, Peru e Argentina. No Brasil, chamou a atenção a participação do LEITAT no projeto “Repeletex”, um repelente de insetos inovador, que inclusive contou com recursos catarinenses, da Fapesc. A instituição ainda conta com parceiros brasileiros tais como Embrapii, Confap, SENAI e Eldorado, o que também mostra a importância da integração internacional, buscando parcerias na busca por soluções inovadoras além das fronteiras geográficas.
Por ser um ambiente de inovação que busca ser um ponto de convergência para as atividades de inovação para a indústria 4.0 em Barcelona e na Catalunha, a equipe do DFACTORY busca tornar o ambiente um participante ativo em eventos. Considerando a realidade pós pandemia do Covid, todos os eventos são realizados em formato híbrido. Nesse sentido, destaca-se a promoção do Barcelona New Economy Week (BNEW) e o Barcelona Women Acceleration Week (BWAW).
O DFACTORY também participa ativamente da SIL – feira internacional de logística, que é realizada há cerca de 25 anos. Na estratégia do DFACTORY esses eventos são mais do que oportunidades de divulgação do espaço e das suas atividades; acima de tudo, promovem conexões para o desenvolvimento de negócios e de projetos, um sinal claro do compromisso em liderar iniciativas inovadoras além de suas próprias fronteiras.
Percebe-se que, mesmo sendo um centro de inovação recente, o DFACTORY foi criado e está sendo desenvolvido a partir da experiência bem sucedida de outros centros de inovação especializados da região de Barcelona. Com uma estratégia robusta e foco claro, as iniciativas desenvolvidas no DFACTORY não apenas impulsionam a Indústria 4.0 em Barcelona, mas constroem conexões para uma colaboração global, priorizando a inovação como fator chave para a garantia da competitividade não apenas das indústrias instaladas na região, mas de toda a cadeia produtiva industrial da região.
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