De aceleradora de ideias a incubadora de startups: novo projeto da Esag Ventures abre inscrições

Voce está em :Home-Inovadores-De aceleradora de ideias a incubadora de startups: novo projeto da Esag Ventures abre inscrições

De aceleradora de ideias a incubadora de startups: novo projeto da Esag Ventures abre inscrições

Negócios selecionados terão residência de um ano em nova estrutura dedicada a incubação de empresas. Inscrições encerram em 21.05.

Negócios selecionados terão residência de um ano em nova estrutura dedicada a incubação de empresas. Inscrições encerram em 21.05. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 16.05.2024]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A Esag Ventures, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que desde 2021 mantém uma aceleradora de ideias de negócios, passa a contar agora também com uma incubadora de startups. O novo projeto oferecerá residência de um ano para negócios inovadores – preferencialmente que já tenham passado pelo projeto de aceleração – com acesso a estrutura física, acompanhamento e direcionamento para as empresas residentes.

As inscrições de empresas estão abertas até 21 de maio e o edital está disponível neste link: udesc.br/esag/ventures/incubadora 

As equipes interessadas em participar devem ter entre seus membros pelo menos um estudante ou egresso dos cursos de Administração, Economia ou Administração Pública da Udesc Esag. 

O projeto de Incubação de Novos Negócios prevê duas modalidades de residência (dedicada e compartilhada) para as empresas selecionadas. Nos dois casos, as equipes residentes terão acesso a estrutura física (espaço de trabalho, sala multimeios para reuniões e treinamentos, conexão de internet gratuita) e apoio da Esag Ventures no acompanhamento e direcionamento do negócio.

Serão selecionadas cinco empresas para a modalidade de Residência Dedicada. Elas poderão usar uma sala mobiliada, com quatro estações de trabalho, só para a empresa. Já a modalidade de Residência Compartilhada, para a qual serão selecionadas outras três empresas, prevê o uso de até duas estações de trabalho, em espaço de coworking. 

As empresas selecionadas para a residência no projeto de incubação usarão o novo espaço físico da Esag Ventures, dentro da Udesc Esag, no campus da universidade na Avenida Madre Benvenuta, em Florianópolis. O espaço de 170 metros quadrados inclui as salas e postos de trabalho para as empresas, sala multimeios (com oito mesas, computador e TV) e um “ambiente de descompressão”, para os momentos de intervalo nas atividades.

Os projetos de aceleração e de incubação da Esag Ventures passam a ser complementares, explica o professor Éverton Cancellier, coordenador do programa. “A incubação estende o suporte já prestado pela Esag Ventures ao empreendedorismo dos estudantes. Agora, além de já apoiarmos a geração de ideias de negócio, com a aceleradora, acolheremos empresas em seu processo de desenvolvimento no mercado, com a incubadora”.

A Esag Ventures é um programa de ensino do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade, em Florianópolis, e já conta com seis startups aceleradas.