Avanço do e-commerce ajudou a impulsionar a HostGator, multinacional de hospedagem de sites com sede em Florianópolis, e que deve ampliar a equipe em 24%, comenta o diretor Luiz D’Elboux. Foto: Divulgação HostGator
O mercado de hosting vive um bom momento: o faturamento dos provedores brasileiros de hospedagem compartilhada e infraestrutura de serviços de nuvem pública deve avançar 25% em 2019, segundo a AbraHosting, que representa o setor. “A crise dos últimos anos levou muita gente a empreender na internet. Aplicativos de entrega ou lojas virtuais se tornaram veículos para as pessoas se manterem ativas no mercado de trabalho“, diz Luiz D’Elboux, diretor de Marketing da HostGator, uma das principais provedoras de hospedagem de sites e presença online do mundo, com sede em Florianópolis, na América Latina.
No caso da HostGator, dois elementos estão impulsionando os resultados. Um é o avanço do comércio eletrônico no Brasil: o número de lojas virtuais no país chegou a 930.000 neste ano, número 38% superior ao de 2018, segundo dados da consultoria BigData Corp. Com isso, a demanda por hospedagem e outras soluções específicas para o desenvolvimento de e-commerces aumentou. “Há tanto um movimento de amadurecimento das lojas virtuais, quanto de novos empreendedores chegando ao segmento”, diz D’Elboux.
Outro pilar é a expansão da HostGator na América Latina. A empresa deu início a esse movimento em 2015, com o México. No ano passado, chegou ao Chile e à Colômbia. Atualmente, cerca de 12% dos clientes da HostGator no continente estão em países que não o Brasil – há quatro anos, esse número era zero. “Procuramos nos adaptar para interagir com os clientes locais como se fôssemos, nós mesmos, locais também”, diz Daniel Dias, vice-presidente de operações da HostGator para América Latina. Por isso, a contratação de profissionais nativos em espanhol para o escritório de Florianópolis tem sido uma prioridade nos últimos anos.
Por conta do avanço das operações, a HostGator tem aumentado a equipe no Brasil todos os anos. A previsão é de que o número de colaboradores avance 24% em 2019, depois de um crescimento de 20% registrado em 2018. Nos últimos quatro anos, o time da HostGator triplicou de tamanho. Para acomodar o crescimento da equipe, a sede da HostGator no Brasil – que tem uma área de 3 mil metros quadrados, no bairro Trindade, em Florianópolis – deve ganhar 2 mil metros quadrados adicionais nos próximos meses. A expectativa é de que as obras de expansão sejam iniciadas ainda neste ano.
“Temos novas vagas abertas todos os meses em áreas como desenvolvimento, suporte e design”, diz Andreia Girardini, Gerente de Recursos Humanos da HostGator. Em função disso, a empresa está realizando uma ampla campanha de recrutamento. Até outubro, a meta é formar um banco com mais de 2.000 talentos, de onde devem sair os próximos contratados para as vagas no escritório de Florianópolis.
A HostGator é uma das marcas que compõem o portfólio da Endurance International Group. Ao lado de nomes como Constant Contact, Bluehost e Domain.com, a empresa faz parte do grupo desde 2012. Atualmente, o grupo conta com 4,8 milhões de clientes e 3.800 colaboradores no mundo.
SIGA NOSSAS REDES