Comunicação mais ágil, feedback e “fit cultural”: como a transformação digital tem impactado a rotina na gestão de pessoas

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Comunicação mais ágil, feedback e “fit cultural”: como a transformação digital tem impactado a rotina na gestão de pessoas

Encontro promovido em Florianópolis pela startup Feedz levou profissionais e especialistas em RH para debater novas maneiras de qualificar processos de seleção e aumentar engajamento de funcionários nas empresas.

Encontro promovido em Florianópolis pela startup Feedz levou profissionais e especialistas em RH para debater novas maneiras de qualificar processos de seleção e aumentar engajamento de funcionários nas empresas.

 

Pesquisa da International Stress Management Association aponta que 72% das pessoas estão infelizes nas empresas. E os motivos para tamanho descontentamento são, em geral, os mesmos: falta de reconhecimento e de comunicação entre as equipes, por exemplo. Este foi o cenário de partida de evento organizado pela startup Feedz, em Florianópolis, que reuniu cerca de 100 profissionais no dia 17.10 para debater novas tendências na área de  Recursos Humanos e os impactos causados pela transformação no ambiente de trabalho.

“Atualmente, os processos de comunicação estão mais ágeis e as lideranças precisam entender isso, renovando seus métodos. Bons gestores empoderam e mostram preocupação com o bem-estar da equipe”, explica Bruno Soares, CEO e cofundador da Feedz, que desenvolveu uma plataforma para gestão estratégica de pessoas utilizada por mais de 8 mil colaboradores de 80 empresas – a maioria da área de tecnologia e negócios digitais.

Para Jenifer Moritz, responsável pela área de Talentos da startup Hiper, de Brusque (SC), a identificação com a cultura é fundamental para que os colaboradores rendam mais. Ela compartilhou a experiência da empresa, que estruturou um processo seletivo com base no   “fit cultural” e afirmou que isso gera sinergia de valores. “Claro que é importante termos pessoas diferentes no time, mas os valores básicos precisam fechar para fazer sentido”, explica.

Para Gustavo Meira, responsável pela área de Comunicação Interna, Cultura e Responsabilidade Social da XP Inc., quando as ações que envolvem a marca empregadora são bem executadas, os colaboradores enxergam a empresa como uma oportunidade para o desenvolvimento do seu potencial produtivo. O conceito de Employer Branding não existe sem a experiência do funcionário: “o que define marca empregadora é a soma de experiências que você promove aos seus colaboradores”, comenta.

E no dia a dia, que ações práticas podem ser tomadas? 

Para uma gestão eficiente, o CEO da Feedz recomenda reuniões para check-in de progresso em que líder e liderado identificam quais foram as metas atingidas, o que deu certo, o que deu errado e quais as mudanças para as próximas semanas;  feedbacks contínuos para dizer ao colaborador quais foram os pontos positivos e negativos e explicar o porquê; e por fim, reuniões um a um (“one on one”), que são fundamentais para a construção de relacionamento, de alinhamento e para que ocorra o feedback mútuo — líderes e liderados devem dar e receber feedbacks.