Como três pessoas “startuparam” um festival (e um ecossistema) de inovação em três meses e sem dinheiro

Voce está em :Home-Opinião, Sociedade-Como três pessoas “startuparam” um festival (e um ecossistema) de inovação em três meses e sem dinheiro

Como três pessoas “startuparam” um festival (e um ecossistema) de inovação em três meses e sem dinheiro

Um dos organizadores do Innova Festival, realizado no início de dezembro em Jaraguá do Sul, conta as dificuldades, conquistas e próximos desafios para desenvolver uma comunidade empreendedora no norte de SC . Foto: Divulgação

Um dos organizadores do Innova Festival, realizado no início de dezembro em Jaraguá do Sul, conta as dificuldades, conquistas e próximos desafios para desenvolver uma comunidade empreendedora no norte de SC . Foto: Divulgação

 

Por Jefferson Amendolara*

Você já parou pra pensar que quando participa de um evento, seja uma reunião de negócios, um encontro com a família ou um festival de inovação, você sai de lá um ser humano melhor? Você aprende, compartilha, conecta, colabora, se expande. 

Sempre fui apaixonado por eventos. Quando mais novo, minha mãe falava que eu era arroz de festa. Com o tempo essa paixão foi crescendo, participei de vários eventos memoráveis, outros nem tanto mas que, independente da experiência, me proporcionaram crescimento profissional, pessoal e até espiritual. 

Eu acredito piamente que eventos são uma das melhores maneiras de evoluir, pessoas, equipes e marcas. Por isso, quando eu e o Gustavo Oldenburg (que também compartilhava dessa visão) fundamos a Vou – Gestão de Eventos Eficiente, nosso propósito ficou muito claro desde o início. Já tínhamos isso em nosso DNA. E depois, com a entrada do Henrique Maas para o time, isso ficou ainda mais evidente.

O NOVALE HUB E O NASCIMENTO DO INNOVA_FESTIVAL

Há nove meses migramos nosso escritório para o Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, ou Novale Hub, o segundo a ser inaugurado em Santa Catarina. Desde então o local tem tido pouquíssima movimentação. Para se ter uma ideia, a maioria da população jaraguaense não faz ideia de que o prédio existe, ou menos ainda, o que se faz aqui.

Não somos uma produtora de eventos – a Vou é uma eventech, que desenvolve uma plataforma SaaS para gestão integrada de eventos corporativos – mas nos sentimos na obrigação de fazer algo, urgente. Em setembro deste ano tivemos a ideia de fazer um “evento para o pessoal conhecer o Centro de Inovação”.

O Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, ainda desconhecido por grande parte da população local. / Foto: Divulgação Innova Festival

A ideia cresceu, evoluiu, até se tornar um festival de inovação, com o propósito de fomentar nosso ecossistema, conectando e colaborando com a inovação de todo o estado.

Na programação, 14 atrações – de aula de ioga a exposição de Teslas, realidade virtual e impressoras 3D. Mais 11 palestras, que abordavam temas como IoT, inovação vegan, profissional 4.0 e pessoas. Pode parecer loucura fazer tudo isso em um sábado quente de dezembro em Jaraguá do Sul, com apenas três meses de execução, um time enxuto de 3 pessoas e zero recursos financeiros. E é mesmo, muita loucura!

Foram incontáveis noites viradas e mal dormidas. Semanas sem ver minha namorada, sem mal ter contato com minha família. Vida social? Pro lixo. Redes sociais, o que é isso?

Mas junto com os doidos do Gustavo Oldenburg e do Henrique Maas, com o apoio do Novale Hub e contra todas as adversidades, fizemos o inimaginável. Fizemos o INNOVA_Festival!

Conseguimos, em tempo recorde, atrair mais de R$100 mil em patrocínios e apoios. Conectamos empresas, instituições de ensino e governo em prol de um mesmo propósito.

Não foi (nem um pouco) fácil. Mas aqui ninguém gosta das coisas fáceis. Conseguimos, neste tempo recorde, atrair mais de R$100.000,00 em patrocínios e apoios. Conectamos empresas, instituições de ensino e governo em prol de um mesmo propósito. Suamos (muito), aprendemos, compartilhamos, colaboramos, brigamos, choramos, sorrimos e inovamos para dar conta de tudo. Mas posso dizer com um largo sorriso no rosto que alcançamos nosso objetivo. A semente da inovação foi plantada em mais de 300 participantes.

Nada disso teria sido possível sem o apoio e engajamento de patrocinadores, apoiadores, instituições, governo e das MUITAS pessoas que colaboraram para tornar isso realidade. O espírito de colaboração do evento contagiou a todos, dando início a um novo ecossistema, mais colaborativo, conectado e engajado, sem egos.

Começamos em 3 e hoje já somos mais de 30 envolvidos. O INNOVA nos mostrou que o Festival foi apenas o começo e que ainda temos muito trabalho pela frente. Isso nos inspirou a ir além. Muito além.

Aguardem os próximos capítulos dessa jornada, esse é só o começo.

*Jefferson Amendolara é cofundador da Vou – Gestão de Eventos Eficiente, idealizador e organizador do Innova Festival, em Jaraguá do Sul