Evento, que acontece no dia 07.12 no Centro de Inovação Novale Hub, espera iniciar um “movimento de ecossistema” na região e disseminar ideias de conexão e colaboração. / Foto: Divulgação
O município de Jaraguá do Sul, no norte catarinense, foi o segundo (após Lages, com o Orion Parque) a receber um dos Centros de Inovação em Santa Catarina, parte de uma política do Governo do Estado para impulsionar ambientes de tecnologia e novos negócios nos principais polos regionais.
Inaugurado em junho de 2018, foi a partir de janeiro deste ano que o Novale Hub, como foi batizado o Centro de Inovação local – começou a receber as primeiras operações. No prédio, com quatro pavimentos e uma área total de 7,2 mil metros quadrados (sendo 2,7 mil m2 de área construída dedicada a projetos de incubação), estão instaladas atualmente nove empresas, entre elas startups que atuam com negócios imobiliários, gestão de eventos, produtos e serviços digitais, além de tecnologias industriais – como o laboratório de internet das coisas da WEG, multinacional nascida em Jaraguá do Sul.
Segundo o diretor executivo Robert Burnett, ainda há um espaço de 450 m2 disponível para novas empresas e a expectativa é que em 2020 o Novale Hub receba algumas empresas âncora, além de um programa de pré-incubação, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesc), do Governo do Estado.
“Criarmos programas de ensino de algumas linguagens de programação e métodos computacionais, iniciarmos um projeto social de empreendedorismo, com a comunidade carente do nosso entorno e contribuirmos para ampliação do ecossistemas de inovação em Jaraguá do Sul e região”, resume o diretor.
Para estimular o envolvimento da comunidade de Jaraguá com o ambiente de startups e da nova economia local, o Novale Hub e a startup Vou – Gestão de Eventos (que está sediada no Centro de Inovação) organizam, no dia 7 de dezembro, a primeira edição do Innova Festival, que vai abordar temas como gestão de pessoas em processos inovadores, tendências em internet das coisas e vendas corporativas, pensamento computacional e como se formam os ecossistemas de tecnologia e inovação.
Entre os convidados, estão empreendedores como Alexandre Weimer, cofundador do principal festival de inovação do Oeste catarinense, o HOJE; o Head de Facilities da OLX, Matheus Rodrigues; diretores e gestores de programas de capacitação (Alexandre Souza, do StartupSC) e de parques tecnológicos (Jean Vogel, do Ágora Tech Park); empreendedores de startups e profissionais de referência na área de engenharia, comunicação e eventos.
Além das oito palestras e dois paineis de debate, o festival levará a um público estimado em 600 pessoas um espaço de negócios e atrações como batalha de robôs, feira de robótica e exposição de carro elétrico, drone, realidade virtual e impressora 3D. Na visão dos organizadores, o evento é fundamental para fomentar conexões e disseminar uma mentalidade de colaboração entre os participantes de um ambiente de inovação que está dando seus primeiros passos.
As inscrições e a programação completa podem ser feitas neste link.
Texto: Fabrício Rodrigues, scinova@scinova.com.br
SIGA NOSSAS REDES