Como tecnologia, dados e personalização estão redesenhando o marketing em grandes empresas catarinenses

Voce está em :Home-Inovadores-Como tecnologia, dados e personalização estão redesenhando o marketing em grandes empresas catarinenses

Como tecnologia, dados e personalização estão redesenhando o marketing em grandes empresas catarinenses

Livro digital lançado em Florianópolis apresenta experiências de líderes de companhias com atuação nacional, como Portobello, Nexxera, ENGIE Brasil, Malwee e Döhler.

Livro digital lançado em Florianópolis apresenta experiências de líderes de  companhias com atuação nacional, como Portobello, Nexxera, ENGIE Brasil, Malwee e Döhler. / Foto: Divulgação


[15.12.2025]
Redação SC Inova,
scinova@scinova.com.br 

Reunir aprendizados práticos e traduzir, em linguagem acessível, como o marketing vem sendo aplicado em grandes empresas catarinenses é o propósito do livro digital “O Marketing Que se Faz Aqui”. A publicação foi lançada na última quarta-feira (10), em Florianópolis, durante um encontro no Pátio Milano que reuniu empresários, comunicadores e profissionais do ecossistema de marketing do estado

Disponível gratuitamente no perfil oficial do projeto no Instagram (@OMktQueSeFazAqui), o ebook apresenta oito capítulos assinados por representantes de empresas com atuação relevante em diferentes setores da economia, trazendo experiências práticas sobre estratégia, comunicação, tecnologia e construção de marca.

O evento contou com um painel com três dos coautores da obra, que compartilharam os bastidores de seus cases. A condução dos debates ficou a cargo de Vinicius Silva, fundador da Alma Comunicação e idealizador do projeto, com abertura realizada pela Editora Expressão.

Entre os destaques apresentados no encontro, Juliana Peixoto, do Portobello Grupo, abordou o uso de marketing de conteúdo como ferramenta para criação de comunidades engajadas, a partir do ecossistema Archtrends. Daniel Araújo, da D/Araújo Comunicação, apresentou o case da campanha nacional da carne suína, que contribuiu para a mudança de hábitos de consumo no país. Já Renata Magalhães, da Nexxera, trouxe uma análise sobre a aplicação de inteligência artificial no marketing B2B, com foco em dados, automação e personalização da comunicação.

Além desses relatos, o livro conta com capítulos assinados por executivos de empresas como Döhler, Malwee, Condor, ENGIE Brasil e Farben. O conjunto de narrativas evidencia como o marketing produzido em Santa Catarina tem incorporado inovação, tecnologia e visão estratégica, dialogando com desafios de escala nacional e internacional.

O ebook “O Marketing Que se Faz Aqui” pode ser acessado gratuitamente pelo Instagram oficial do projeto: instagram.com/OMktQueSeFazAqui.