[OPINIÃO] Como Os Simpsons e a Inteligência Competitiva “preveem” o futuro

Voce está em :Home-Inovadores-[OPINIÃO] Como Os Simpsons e a Inteligência Competitiva “preveem” o futuro

[OPINIÃO] Como Os Simpsons e a Inteligência Competitiva “preveem” o futuro

Dados e informação sobre comportamentos passados ajudam a entender e projetar como será o comportamento futuro de um concorrente

Dados e informação sobre comportamentos passados ajudam a entender e projetar como será o comportamento futuro de um concorrente. / Imagem: SC Inova/DALL-E


[03.07.2024]

Por Giancarlo Proença, diretor executivo da Link Estratégia, CI Director da Software Pricing Partners e LATAM Regional Manager do Bennion Group. Escreve mensalmente sobre Inteligência Competitiva. 

Recentemente, um papo do perfil Cartoon Base com Matt Selman, um dos produtores de Os Simpsons, repercutiu na internet. Na conversa, Selman dava uma singela explicação para a capacidade do desenho animado de “prever o futuro”.

De acordo com Selman, as ditas “previsões” dos Simpsons podem ser atribuídas a uma compreensão básica de dois assuntos: história e matemática. Ele prossegue dizendo que ao estudar história é possível “prever o futuro” porque a humanidade repete seus erros.

E que ao entender um mínimo de matemática, ainda de acordo com o produtor, percebe-se que ao longo de 800 episódios e milhares de piadas e temas abordados é impossível que alguns dos assuntos não aconteçam na vida real. Selman finaliza dizendo que a maioria das pessoas prefere uma explicação simples: “mágica”.

A entrevista completa está nesse post do perfil Cartoon Base no X.

Então está revelado o segredo: matemática e história. A combinação das duas soa um pouco como a psico-história inventada por Isaac Asimov em seus livros da série Fundação. Mas como quase tudo na ficção, a combinação guarda relação com o mundo real.

Na Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M), as duas disciplinas são fundamentais. A matemática em função da análise de dados de mercado e estatística. Seu uso é óbvio e não preciso aprofundar muito para o leitor entender a sua necessidade.

Já a história vale uns parágrafos a mais. Isso porque o comportamento passado antecipa padrões de comportamento futuro, não só para pessoas, mas para empresas também.

Aquilo que chamamos de cultura organizacional é em última análise a personalidade da empresa. Existe uma metodologia em IC&M chamada de Análise de Cultura Decisória (DCA, Decision Culture Analysis, na sigla em inglês) que se propõe a analisar comportamentos passados dos líderes e tomadores de decisão em um concorrente para entender como reagirão a desafios semelhantes no futuro.

Outra ferramenta de IC&M que usa a compreensão do passado para antever comportamentos futuros é wargaming. Esse tipo de exercício é uma simulação em que os participantes personificam um concorrente. Um dossiê com o comportamento passado daquele competidor serve de base para a personificação.

LEIA MAIS ARTIGOS SOBRE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Às vezes nossos clientes perguntam como fazemos análise de tendências. A escolha do método e das ferramentas que vão gerar uma análise desse tipo vai depender da indústria e do ambiente competitivo.

Por vezes, uma simulação com base em dados passados fornece indicativos suficientes. Em outros casos, é preciso mergulhar nos perfis dos responsáveis por políticas públicas. Em outros, ainda, é necessário entender o comportamento dos consumidores, fornecedores e concorrentes.

Mas, como nos Simpsons, boa parte das respostas está na história e na matemática.

LEIA TAMBÉM: