Como o Hospital Geral de Joinville usa análise de dados para tomada de decisão

Voce está em :Home-Inovadores-Como o Hospital Geral de Joinville usa análise de dados para tomada de decisão

Como o Hospital Geral de Joinville usa análise de dados para tomada de decisão

Tecnologia é aplicada para monitoramento nas salas de emergência e também para soluções estratégicas do grupo

Tecnologia é aplicada para monitoramento nas salas de emergência e soluções estratégicas do grupo. / Foto: Divulgação


[JOINVILLE, 16.07.2024]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

O Hospital Geral de Joinville, do grupo Hapvida NotreDame Intermédica, maior companhia de saúde da América Latina, tem usado soluções e serviços de dados e analytics para otimizar a sua operação. Uma das principais características da empresa é ter um sistema integrado, no qual as informações estejam acessíveis para a rede verticalizada. 

O ponto inicial foi o diagnóstico do ambiente de analytics em Qlik, uma das principais ferramentas de análises de dados do mercado, trabalho que depois foi expandido para um projeto de engenharia de dados e analytics que englobou todo o grupo. “Estruturamos um ambiente que suportasse o processo de tomada de decisão baseada em dados, de forma segura e escalável”, explica Ivan Pereira, gerente executivo de Insights e Inovação da Hapvida NDI. Um exemplo de aplicação da tecnologia é o monitoramento das esperas médicas da área hospitalar. Com a solução, a sala de controle monitora as emergências, visando o atendimento dos pacientes dentro de uma meta de tempo definida. 

As soluções em tecnologia compreendem ainda especialistas em análise de dados, seguindo as diretivas de governança e ferramentas de data visualization em análises guiadas para as principais áreas de negócio, que permitem à empresa chegar no detalhe e obter insights estratégicos sobre diversos assuntos, desde atendimento, custo hospitalar a custos assistencial, passando pelo comercial, financeiro, resultado gerencial, suprimentos e monitoramentos de internações e sinistralidade. 

“Na prática, tudo isso traz agilidade na identificação de oportunidades, melhorias nos processos e resultados, dando suporte ao crescimento sustentável de toda operação”, explica Luciano Dozól, diretor da Planner Sistemas, especializada em business Intelligence e planejamento que é parceira neste projeto.