Como mobilizar 5 mil pessoas para um evento de empreendedorismo no interior de SC

Voce está em :Home-Sociedade-Como mobilizar 5 mil pessoas para um evento de empreendedorismo no interior de SC

Como mobilizar 5 mil pessoas para um evento de empreendedorismo no interior de SC

Concórdia, cidade de 73 mil habitantes no Oeste catarinense, receberá mais de 150 palestrantes em evento que se consolida como um dos maiores do calendário de inovação do estado.

Concórdia, cidade de 73 mil habitantes no Oeste catarinense, receberá mais de 150 palestrantes em evento que se consolida como um dos maiores do calendário de inovação do estado. Na foto, o cofundador Alexandre Weimar (centro) e a equipe de coordenação Gefferson Vivan (à esquerda) e Peterson Vivan (à direita). Crédito: Suelen Santin

 

Historicamente, o município de Concórdia, no Oeste catarinense, sempre será lembrado pela economia baseada na suinocultura e ter sido o berço de uma das maiores empresas de alimentos do País, a Sadia S.A., fundada em 1944 e que se fundiu a outra gigante barriga-verde, a Perdigão, há exatos 10 anos. 

Atualmente com cerca de 73 mil habitantes (IBGE, 2016), a cidade localizada a 450 km da capital Florianópolis ainda continua forte na área alimentícia, mas nos últimos anos começa a despontar no ambiente empreendedor e de inovação de Santa Catarina graças a um evento anual que reúne em alguns dias o equivalente a 7% de sua população.

O HOJE, que chega em 2019 à quarta edição, pretende levar cerca de 5 mil pessoas, dos quais 150 palestrantes, entre os dias 25 e 28 de setembro ao Centro de Eventos do Parque de Exposições Senador Atílio Fontana (nome do fundador da Sadia). 

“Quando eu falava em trazer 20 palestrantes para Concórdia diziam que eu era louco”, diz Alexandre Weimer, CEO da agência de marketing Ó Dois Go e co-fundador do evento. “Na primeira edição tivemos dificuldades em vender ingressos. O pessoal dizia para começar pequeno, mas se a gente começasse pequeno, seria apenas mais um. Nossa ideia sempre foi realizar um evento que apresentasse propostas para que as transformações fossem viáveis e apontassem caminhos, que é importante para construirmos algo realmente inovador”, ressalta. 

Mesmo com os percalços da primeira edição, em 2016, o HOJE contou com 1,2 mil participantes, número que chegou a 2 mil em 2017 e ultrapassou a marca das 3 mil pessoas (de mais de 170 cidades) no ano passado. 

A programação do evento neste ano terá nove “trilhas” com palestras simultâneas, divididas pelos temas: “Gestão estratégica, cases e negócios”, “Empreendedorismo e inovação”, “Tecnologia, desenvolvimento de games e internet das coisas”, “Startups – MVP, mentoria, investimentos e escalabilidade”, “Desenvolvimento de pessoas e times”, “Educação e transformação”, “Arquitetura, engenharia e construções do futuro”, “Marketing e comunicação” e “O mundo do agronegócio”. 

Entre os palestrantes nacionais, estão a ex-jogadora de basquete e campeã mundial pela Seleção Brasileira Hortência: a cientista Joana D’Arc Félix; o co-fundador da revista HSM José Salib Neto; o primeiro brasileiro a viajar no espaço com a Virgin Galactic, Marcos Palhares; o guru em gestão de negócios e carreira Walter Longo; o especialista em educação corporativa Waldez Ludwig; o empresário e investidor Arthur Igreja, entre outros. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

“Se trata, antes de tudo, de uma mudança cultural. Em um futuro breve, acredito que as pessoas vão querer viver em cidades de pequeno e de médio porte”, Alexandre Weimer, CEO e cofundador do HOJE 2019

A escolha por construir algo de grande porte veio depois da experiência em eventos de tecnologia em Florianópolis e de participar maior encontro do varejo mundial, a NRF Big Show, que acontece anualmente em Nova Iorque e reúne cerca de 30 mil pessoas. “Em 2014, recebi o convite para ir a um grande evento em Florianópolis. Eu estava trabalhando bastante e fui para espairecer, não tinha imaginado o quanto esse evento poderia me impactar. Aqueles dois dias mudaram totalmente meu pensamento e então pensei que precisava fazer um evento desses em Concórdia, pois as pessoas da nossa cidade precisavam ver aquilo”, relembra o empreendedor, que tem ao seu lado na equipe de coordenação do evento os irmãos Peterson e Gefferson Vivan. 

Em 2018, o HOJE recebeu um público de 3 mil pessoas ao longo de três dias. Objetivo é criar cultura de grandes eventos mesmo em cidades de médio porte. / Foto: Divulgação HOJE

Na visão de Alexandre, se trata, antes de tudo, de uma mudança cultural. “Eu acredito que podemos reconstruir a história, principalmente, em uma cidade de pequeno porte. Quando falamos em sustentabilidade, não é somente ambiental, mas no viés geral, por exemplo, da qualidade de vida das pessoas e da maneira delas viverem. Em um futuro breve, acredito que as pessoas vão querer viver em cidades de pequeno e de médio porte”. 


VOCAÇÃO PARA EMPREENDER

A história empreendedora do Oeste catarinense, especialmente em relação às agroindústrias e ao cooperativismo rural, ajuda a contar um pouco da trajetória do evento. “Em 1944, quando foi fundada, a Sadia foi uma das primeiras agroindústrias do País e impactou diretamente no desenvolvimento do município e de toda a nossa região. Éramos desprovidos de infraestrutura e a Sadia trouxe forte desenvolvimento social e econômico. Essa tradição em empreendedorismo, e a nossa equipe envolvida, são essenciais para o sucesso do evento e para motivar pessoas do Brasil inteiro a vir até Concórdia”, conclui Alexandre.