Nesta semana, ecossistema catarinense recebe grupo do Canadá – em março, foi a vez dos suíços conhecerem o estado. Recentemente, ACATE lançou missões para eventos como London Tech Week e Collision. / Foto: Divulgação ACATE
[FLORIANÓPOLIS, 03.04.2024]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Santa Catarina recebe nesta semana, a convite da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), uma comitiva do Canadá que chega para conhecer o ecossistema de tecnologia local e participar de eventos em Florianópolis e Blumenau. A delegação chegou no domingo (31) e fica até o dia 7 de abril, composta por 12 membros, entre representantes de universidades, empreendedores e profissionais ligados ao Fundo de Amparo à Pesquisa Canadense. A missão é realizada em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá.
O programa da comitiva inclui visitas a centros de inovação, à Blusoft, à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), ao Centro de Inovação de Itajaí, à ESAG na UDESC e à incubadora MIDITEC. Além disso, participarão da Feira Internacional de Negócios (FIN), evento multissetorial em Florianópolis que reúne feira de negócios, palestras e mentorias sobre internacionalização, bem como diferentes ambientes e ferramentas para negócios globais.
“Queremos mostrar o tamanho do nosso ecossistema de tecnologia e apresentar a força do país nessa área. Muitos países veem o Brasil como um investimento arriscado, mas ao mostrarmos nossa realidade, com 1700 empresas associadas na ACATE representando 70% do faturamento em tecnologia do estado, esperamos que percebam o potencial de Santa Catarina”, comenta o vice-presidente de Internacionalização da ACATE, Henrique Bilbao.
Em 2023, durante o Startup Summit, foi inaugurada a filial da ACATE no Canadá. Com essa iniciativa, que envolve a abertura de uma entidade jurídica em solo canadense, a ACATE busca ampliar as oportunidades de negócios para as empresas catarinenses no exterior.
Em março passado, foi a vez de uma comitiva da Suíça conhecer o ambiente de inovação catarinense, com passagens por Joinville e Florianópolis. Entre os objetivos da missão estão atrair novos projetos de investimento e fornecer apoio financeiro para projetos inovadores, além de promover uma reconexão com stakeholders brasileiros que apoiam a internacionalização (academia, parques tecnológicos, aceleradores, investidores, entidades, multiplicadores). Fizeram parte da comitiva gerentes da Agência de Desenvolvimento Econômico do Cantão de Berna), do Parque de Inovação Biel/Bienne, além do diretor da Brasil GGBa – Invest Western Switzerland.
MISSÕES INTERNACIONAIS
Na semana passada, a ACATE lançou duas missões internacionais com o objetivo de conectar o ecossistema catarinense de inovação a mercados externos, com participação em eventos como o London Tech Week, de 10 e 14 de junho na capital inglesa, e o Collision Conference, entre 17 e 20 junho, em Toronto (Canadá). As missões têm o objetivo de criar relações para que empreendedores catarinenses estabeleçam parcerias, negócios e conexões em nível global.
Em março passado, a entidade integrou missão aos EUA para participar do maior festival de economia criativa do mundo, o South By Southwest (SXSW). Durante 10 dias, 15 pessoas participaram do evento e fizeram visitas técnicas a empresas como Dell, Apple, Google, Meta, Salesforce, Miro, Whole Foods Market e também à prefeitura de Austin.
SIGA NOSSAS REDES