Com parceiros de SC, IEL-RS lança programa para redesenhar o futuro das indústrias gaúchas após enchentes

Voce está em :Home-Inovadores-Com parceiros de SC, IEL-RS lança programa para redesenhar o futuro das indústrias gaúchas após enchentes

Com parceiros de SC, IEL-RS lança programa para redesenhar o futuro das indústrias gaúchas após enchentes

Catarinenses MOA Ventures, 49 Educação e o escritório jurídico Silva Schutz darão apoio às selecionadas para desenvolver e validar soluções

Catarinenses MOA Ventures, 49 Educação e o escritório jurídico Silva Schutz darão apoio às empresas selecionadas para desenvolver e validar soluções para os problemas enfrentados pelo setor. / Foto: Juliana Romão (Unsplash)


[09.08.2024]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br 

Focado em impulsionar a colaboração entre indústrias e o ecossistema de inovação, o programa IEL Lab direciona seus esforços para enfrentar os desafios impostos pelas recentes enchentes que assolaram o  Rio Grande do Sul em maio passado. 

Com 58 inscrições entre startups e indústrias neste primeiro ciclo de 2024, o programa terá uma adaptação da metodologia desenvolvida nas edições anteriores e conta com a parceria na operação das catarinenses MOA Ventures, 49 Educação e o escritório jurídico Silva Schutz.

As indústrias aprovadas nesta 4ª edição do programa foram: BEB Agroparts, Delta Frio Indústria e Refrigeração, Fire Eagle Parts – Indústria de Armas, Fockink, Fruki Bebidas, Pietrotec, Poker, Sindicato da Indústria do Calçado de Novo Hamburgo, Technomaster Equipamentos Ltda e Wecco. 

O objetivo é conectar empresas inovadoras que vão desenvolver e validar soluções para os problemas reais enfrentados pelo setor industrial após as enchentes. Entre os pilares desta edição do IEL Lab estão a conexão direta entre indústrias e startups, a análise detalhada das necessidades atuais, e o desenvolvimento de um plano de relacionamento e acompanhamento, que já está em andamento. 

ADAPTAÇÕES EM FUNÇÃO DA CATÁSTROFE CLIMÁTICA

“Desde a primeira edição do IEL Lab, nossa parceria com o IEL-RS foi de auxiliar indústrias gaúchas que buscavam experiência no relacionamento entre startups e indústrias para desenvolver suas jornadas de inovação. Para esta edição, adaptamos o programa para utilizar da inovação como meio de enfrentar os desafios impostos pelas catástrofes climáticas que aconteceram no estado gaúcho”, comenta Odilo Junior, sócio da MOA Ventures.

As empresas selecionadas poderão usar programas de capacitação especializados, consultoria jurídica, acesso privilegiado a hubs de inovação e a importantes atores do ecossistema regional.

“Aprendemos muito com as primeiras edições e complementamos a jornada do programa com parceiros que trouxeram além da conexão com startups os pilares de educação para inovação e governança jurídica, provendo mais segurança e conhecimento para as indústrias participantes. Além de novos parceiros desta edição que proveram benefícios para o programa neste momento solidário ao estado”, complementa Mônica Bortoli, especialista em inovação do IEL-RS.

O programa ainda está aberto para inscrições de startups que podem prover soluções para os desafios nos próximos ciclos: www.ielrs.org.br