Ágora UNI será um laboratório de inovação conectando universidades, setor público, corporações e startups. Expansão deve ampliar operações do parque tecnológico de Joinville em até 40%. / Foto: Divulgação
[JOINVILLE, 08.08.2024]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
O ecossistema de inovação de Santa Catarina ganha nesta quinta (08.08) um novo empreendimento que vai fortalecer a conexão entre instituições de ensino, setor público, empresas e startups, criando um laboratório de inovação aberta (living lab) em modelo inédito no estado.
O Ágora UNI é o quarto prédio do complexo Ágora Tech Park, parque tecnológico instalado no Perini Business Park, em Joinville (SC) e teve investimentos de aproximadamente R$ 25 milhões, com recursos captados via editais de inovação da FINEP e Fapesc, além de investimentos da Perville Engenharia, responsável pelas obras. Inaugurado há cinco anos, o Ágora Tech Park conta hoje com cerca de 110 operações e, com o novo prédio, prevê encerrar 2024 com 148 operações(ver quadro abaixo). Atualmente, o parque gera mais de 1,5 mil empregos e tem uma receita de operações anual estimada em R$ 800 milhões (equivalente a 2,3% do PIB de Joinville).
Em uma área de 7 mil m2, o Ágora UNI contará com novos projetos estruturantes para o desenvolvimento do parque tecnológico, como um Escritório de Projetos e Fomento, Laboratório de Criatividade, Espaço Maker – Fab Lab, Showroom de Tecnologias, Lab Gov, Pré-Incubação e Hub de Aceleração.
Estas iniciativas foram criadas para funcionar como uma “trilha de desenvolvimento e inovação” para o ecossistema, explica o diretor-presidente do Instituto Ágora, Emerson Edel: “com esses programas, dobramos nossa capacidade de atender ao ecossistema com novos projetos estruturantes. Além disso, será possível atuar em toda a jornada de inovação, da identificação de uma problema a ser resolvido ou uma oportunidade de mercado até o amadurecimento de ideias, prototipação e desenvolvimento de novos negócios”.
Ao todo, o UNI conta com 53 espaços para locação, dos quais 46% já foram locados ou cedidos para programas de inovação. As iniciativas serão operadas por entidades como Join.Valle, Softville, FabLab Ágora, e envolvem – direta ou indiretamente – empresas como a Semente Negócios (que apoiará o desenvolvimento de negócios sociais e de inovação), a Macnica DHW (Showroom de Tecnologia), Cofound (Laboratório de Criatividade) e StackX (desenvolvimento de talentos em tecnologia).
As startups graduadas pela incubadora Softville Ágora já estão integrando o espaço, que iniciou as operações há pouco mais de um mês. O UNI será o lar também de um Centro de Usinagem Robotizado pioneiro na região, com acesso a startups, corporações e institutos de pesquisa, desnevolvido em parceria com a Walbert e com recursos já aprovados junto à FINEP. Entre outras iniciativas que serão desenvolvidas no UNI estão um ambiente voltado à economia de jogos digitais e um lab para capacitação de talentos para este mercado, junto à empresa HeroBase.
PARQUE TERÁ ESCRITÓRIO DE PROJETOS E FOMENTO EM PARCERIA COM FINEP E FAPESC
Um dos principais gargalos das empresas do setor de tecnologia e inovação é a captação de recursos destinados à pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos e serviços. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), menos de 10% das empresas conseguiram linhas de financiamento público para P&D. O principal motivo alegado pelas empresas para não adotar esses benefícios é o excesso de burocracia para a comprovação dos requisitos (42%), embora a falta de profissionais com esta expertise também seja um impeditivo (16%), aponta a consultora Deloitte (2022).
Para apoiar empreendedores e empresas a buscar capital já disponível, o Ágora Tech Park criou um Escritório de Projetos e Fomento, em parceria com a FINEP e a Fapesc, que apoiar todo o ciclo de inovação: do mapeamento ao planejamento, elaboração, submissão, gerenciamento, assessoria e controle dos recursos recebidos. “Implementar uma tecnologia é um processo de alto risco. Encontrar os parceiros ideais é essencial para diminuir tempo e custos”, destaca o diretor executivo do Ágora.
UNIVERSIDADES E GRANDES EMPRESAS CONECTADAS
A partir deste ano, o principal programa do parque tecnológico será o Ágora.Connect, uma iniciativa inovadora destinada a promover a colaboração entre grandes empresas e universidades, por meio de um programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) aberto. Em um mesmo espaço estarão as principais instituições de ensino e pesquisa de Joinville e região (UDESC, UFSC, Univille, entre outras) e grandes empresas (corporates), como Ciser, Krona, Avell, Unimed, Walbert e a Pró-Rim, instituição de educação em pesquisa e saúde.
A proposta é fornecer uma jornada de inovação envolvendo ambos os lados, com capacitação e oportunidades de match, com metodologia própria e em um ambiente propício para desenvolvimento de novos negócios. “Um dos papéis estratégicos do Ágora UNI é estabelecer mecanismos para desburocratizar os procedimentos para a contratação dos projetos de pesquisa envolvendo ambas as partes, facilitar os registros de propriedade intelectual e facilitar os processos de transferência de tecnologia”, comenta Ricardo Fantinelli, diretor executivo do Ágora Tech Park.
Este programa é resultado de uma cocriação entre pesquisadores de universidades locais e heads de Inovação de grandes empresas do Norte catarinense, que realizaram workshops de imersão para entender desafios e oportunidades que a interação entre academia e mercado pode transformar a economia da região.
O Connect oferecerá oportunidades de colaboração, incluindo projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento, acesso a recursos tecnológicos e infraestrutura do Ágora, mentoria e capacitação, networking com outros parceiros e potenciais investidores, aproximação com órgão de fomento e gestão de projetos, entre outros benefícios.
“Teremos um local ideal para descobrir os desafios e encontrar soluções para o mercado. As universidades produzem muito conhecimento, mas também precisa difundir este conhecimento e encontrar parceiros”, avalia o professor Antonio Heronaldo de Souza, diretor geral da UDESC Joinville, instituição-âncora do UNI.
CONHEÇA OS PROJETOS QUE VÃO RODAR NO ÁGORA UNI:
Escritório de Projetos e Fomento: Apoia o ciclo completo de captação de recursos voltados à inovação, desde o mapeamento de oportunidades até o gerenciamento e controle de recursos para pesquisa e desenvolvimento. Laboratório de Criatividade: Um espaço dedicado a estimular o pensamento criativo e a experimentação, incentivando a inovação em diversas áreas. Espaço Maker – Fab Lab: Equipado com ferramentas e tecnologias avançadas, este espaço permite a prototipagem e o desenvolvimento de projetos inovadores. Showroom de Tecnologias: Um ambiente para exposição e demonstração de tecnologias emergentes do ecossistema, facilitando a interação entre empresas e potenciais clientes ou parceiros. Lab Gov PMJ: Um laboratório voltado para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor público, promovendo a transformação digital e a eficiência governamental. Pré-Incubação Softville: Programa de fluxo contínuo de apoio a empreendedores na fase inicial de suas ideias, proporcionando mentorias e recursos para transformar conceitos em negócios viáveis. Hub de Aceleração Joinvalle: Focado em startups em diferentes estágios, oferecendo suporte em termos de investimento, mentoria e acesso a redes de contatos estratégicas. Ágora.Connect: Uma iniciativa que promove a colaboração entre grandes empresas e universidades, facilitando projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em um ambiente propício para a inovação aberta. |
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES