Empresa fundada em Florianópolis há seis anos tem 40% da base de clientes nos EUA – modelo envolve consultoria e criação de plataformas personalizadas de dados a companhias com receita superior a R$ 1 bilhão.
Na foto, Matheus Dellagnelo (CEO), Vitor Avancini (CTO), Isabela Blasi (CBDO) e Daniel Avancini (CDO). Crédito: Divulgação.
[FLORIANÓPOLIS, 07.03.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Fundada há seis anos em Florianópolis, a startup Indicium achou fora do país um nicho para expansão: a implementação de uma cultura de dados a grandes empresas, que faturam mais de R$ 1 bilhão por ano.
A Indicium atua na análise estratégica das necessidades das empresas, estruturação e implementação de processos e metodologias próprias de dados, além de fazer o treinamento de times que implementem e mantenham uma cultura continuamente orientada por dados. Atualmente, 40% da receita da empresa vem de companhias dos EUA, nos segmentos de varejo, indústria, serviços financeiros, energia e logística.
Em 6 anos, a empresa chegou a 20 países, com 185 projetos realizados e um crescimento de 200% no faturamento do último ano. Em 2023, a empresa criada a partir do investimento familiar de Isabela Blasi e liderada pelo CEO Matheus Dellagnelo, que juntos convidaram os cofundadores Daniel Avancini, Diretor de Dados, e Vitor Avancini, Diretor de Tecnologia, tem expectativa de faturar R$ 30 milhões.
A organização de dados é um desafio cada vez maior no ambiente corporativo: até 2025, o volume de dados gerados deve alcançar 181 zettabytes, frente aos 79 zettabytes de informações em 2019, segundo o site de dados Statista.
“As enterprises já entenderam a relevância de usar dados e, por isso, aumentaram consideravelmente seus investimentos em soluções complexas para a área, especialmente nos últimos anos. Apesar disso, nem sempre conseguiram implementar ou deixar as soluções ativas, gerando baixo retorno no investimento. Por isso, direcionamos nosso negócio para atuar em toda a jornada de dados” explica Isabela, Diretora de Novos Negócios.
Matheus Dellagnelo, CEO e cofundador, aposta no modelo de “one-stop shop”: “fazemos o diagnóstico, consultoria, criamos plataformas e produtos de dados personalizados e treinamos colaboradores e clientes para uma cultura data driven contínua, não para um projeto”.
Agora, lança uma frente de formação profissional chamada Indicium Academy. Com certificações e formações técnicas nas áreas de engenharia de analytics e capacitação data driven para gestores, o programa já treinou mais de 200 profissionais.
SIGA NOSSAS REDES