Criado em 2016, o portal direcionado a gestores de trade marketing virou a fonte do principal evento da empresa e deu origem a uma pós-graduação
“Educar o mercado” tornou-se um jargão largamente utilizado por empresas de tecnologia que desenvolvem soluções inovadoras para resolver problemas crônicos de determinados mercados num tempo em que tudo se torna digital.
Por isso, muitas startups passaram a criar estruturas internas de comunicação (e às vezes mini redações) com jornalistas, designers e publicitários para geração de conteúdo multimídia (posts, entrevistas em vídeo, seminários online, e-books…) para atrair novos clientes e se relacionar com este mercado. Uma função estratégica que acabou também valorizando os “profissionais de humanas” em ambientes antes dominados pela turma de exatas (engenheiros, cientistas da computação, analistas de sistemas etc).
Fazer jornalismo setorial foi a aposta da Involves, empresa de Florianópolis desenvolvedora de um software para gestão de trade marketing com foco em grandes empresas, indústrias, distribuidoras e agências do segmento (antes de você perguntar ao Google o que é trade marketing, clique aqui). A solução, chamada de Agile Promoter, cria uma roteirização inteligente para promotores de venda, reduzindo custos com deslocamento e tempo de percurso, e hoje é utilizada por marcas como L’Oreal, Bosch, Red Bull, Nestlé, Motorola, Playstation, entre outras.
Mas como convencer, no início da década, essas grandes companhias a utilizar um sistema desenvolvido por uma startup formada por seis sócios recém saídos de bandas de rock em Florianópolis? A Involves nasceu em 2009 mas o foco no software para trade marketing só veio anos depois. Em 2013, a empresa já estava estruturada com cerca de 20 funcionários quando se associou a um portal de notícias voltado aos profissionais de PDV (ponto de venda) para produzir conteúdos mais densos sobre como a tecnologia poderia servir para dar agilidade às rotinas. Uma estratégia de inbound marketing puro.
Nos anos que seguiram, a empresa cresceu muitas vezes acima de 100% ao ano, graças à adesão de grandes companhias, agências de trade e distribuidores ao software manezinho. Aí veio o passo seguinte: a educação de mercado agora teria que ser para outro público, os gestores, tomadores de decisões. E o caminho seria apostar em jornalismo setorial, suprindo informações para o setor.
Foi quando, em 2016, a Involves (então com quase 100 funcionários e faturamento em torno de R$ 7 milhões/ano) criou o Clube do Trade, uma plataforma de informações para apresentar regularmente tendências de mercado, dicas de especialistas, vídeo, webinars e cobertura de eventos.
“Nós temos uma grande responsabilidade de apoiar a educação em trade marketing”, afirma André Krummenauer, sócio fundador, CCO e CFO da Involves. “Somos um neutro e transformador que está em contato com diversos players. São empresas e pessoas de toda a cadeia: indústrias, agências de trade e inteligência, distribuidores, varejistas, universidades, entidades de classe, professores, consultores, bem como os próprios profissionais de trade marketing e merchandising que atuam nestas empresas”, explica.
Hoje, o Clube do Trade conta com a estrutura de uma pequena redação em meio aos 130 colaboradores da Involves, que ocupam um prédio inteiro na região continental de Florianópolis. São cinco pessoas na equipe: os redatores Arielli Secco, Vinicius Duarte e Eduardo Silva, o editor de vídeo Brau Kohler e o designer Robson Bandeira.
“Nós temos uma grande responsabilidade de apoiar a educação em trade marketing”, afirma André Krummenauer, sócio fundador, CCO e CFO da Involves.
“O Clube nasceu de uma necessidade de mercado”, conta a jornalista Arielli Secco, que entrou na Involves no mesmo mês que o Clube do Trade foi lançado. No começo, ela lembra, tinha a ansiedade para suprir a falta de conteúdo para este público-alvo, já que não existia praticamente nada igual. “A gente tem liberdade pra sair escrevendo e criando”, ressalta Arielli. As referências, mais do que outros veículos tradicionais do setor, são outras empresas de tecnologia que investem mais forte com marketing digital: “nossos benchmarks são com outras startups que são referência, mas nosso público é diferente. A gente remodela com mais pegada na informação e também gosta de receber outras empresas para trocar ideias”. O Clube tem 4 mil profissionais cadastrados e uma audiência média de 6 mil usuários/mês.
O foco inicial também era cobrir eventos do setor (supermercados, abastecedores) e gerar seminários online (webinars) ao vivo com especialistas do setor e gestores de trade. Em menos de dois anos, foram 200 posts, mais de 30 webinars, seis e-books e a maior pesquisa direcionada a trade marketing. O estudo, chamado de Trade Insights, mostrou que 77% das 470 empresas do setor pesquisadas já utilizavam algum tipo de tecnologia para gerir as equipes.
Com o relacionamento criado com entrevistados e convidados dos webinars, o Clube do Trade acabou sendo a principal fonte para a montagem do Agile Experience, evento nacional que a Involves organiza desde 2015 e que, na última edição, reuniu mais de 800 pessoas no Costão do Santinho durante dois dias. Para Arieli, a mediação de um debate só sobre mulheres líderes no Trade Marketing durante o evento foi um reconhecimento especial ao trabalho da equipe. “A gente sabe como é difícil a colocação no mercado para jornalistas. Nós três, eu, Vini e Edu, que é publicitário, trazemos uma criatividade na criação de conteúdo e é uma satisfação fazer isso aqui”, comenta.
Clube vira pós-graduação
O papel estratégico do Clube do Trade nos novos negócios da Involves ganhou força com o lançamento de uma pós-graduação, oferecida pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em Florianópolis em parceria com o Clube, no primeiro semestre de 2018. “As empresas têm enfrentado o desafio da falta de profissionais em trade marketing com formação técnica no assunto. Esperamos capacitar e especializar ainda mais o ramo e ampliar a troca de conhecimentos com networking, conteúdo e aprendizado teórico e prático”, afirma o coordenador do programa, Rubens Sant’anna, que há tempos participa de eventos presenciais e online do Clube do Trade.
Como conclui André, “o Clube do Trade é estratégico por ser o ponto de contato digital de todos estes profissionais, gerando compartilhamento de ideias e aprendizagem. E por isso conecta a Involves ao seu propósito no mercado. Do ponto de vista comercial, o portal abre uma rede de relacionamentos fundamental para nosso posicionamento no mercado”.
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