Catarinense MOA Ventures vai operar Corporate Venture Capital de novo programa do Sebrae/SC

Voce está em :Home-Inovadores-Catarinense MOA Ventures vai operar Corporate Venture Capital de novo programa do Sebrae/SC

Catarinense MOA Ventures vai operar Corporate Venture Capital de novo programa do Sebrae/SC

Empresa de Florianópolis é uma das três aprovadas (e única de SC) em chamada pública da entidade, voltada a apoiar startups em estágio inicial

Empresa especializada em CVC e Venture Builder é uma das três aprovadas (e única de SC) em chamada pública da entidade, voltada a apoiar startups em estágio inicial. / Foto: Divulgação 


[FLORIANÓPOLIS, 07.11.2024]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br 

A MOA Ventures, empresa de Florianópolis especializada em Corporate Venture Capital (CVC) e Venture Builder, foi uma das três selecionadas (e única catarinense) em edital do Sebrae que credenciou novos operadores de CVC para um novo programa de apoio a startups em estágio inicial.

O edital de Chamada Pública Nº 002 – 2024 do Sebrae/SC teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de startups por meio de investimentos e aceleração, oferecendo suporte em mentorias, capacitações e instrumentos financeiros. O processo de seleção buscou empresas com experiência comprovada em operações de Venture Capital e Corporate Venture Capital em estágio inicial, além de atender a requisitos financeiros e legais.

Para a MOA Ventures o resultado é uma “oportunidade estratégica singular”, como resume o CEO Marcos Buson: “isso consolida nossa posição como uma entidade confiável e qualificada para a administração de recursos destinados à inovação e ao fomento de startups. Além disso, reforça sua credibilidade perante o mercado, destacando sua expertise na seleção e alavancagem de empresas emergentes com alto potencial de impacto”. 

Fundada em 2020 em Florianópolis, a MOA Ventures oferece serviços como consultoria de inovação corporativa, programas de inovação aberta, estruturação de CVC e desenvolvimento de startups por meio de sua Venture Builder. A empresa também gerencia recursos de aceleradoras como a HARDS, MOBILIS e SMARTS, e já auxiliou na captação de mais de R$ 40 milhões em editais de fomento nos últimos anos. 

Em 2024, anunciou sua expansão para a Europa, iniciando operações em Portugal, em iniciativa que busca internacionalizar startups de seu portfólio, especialmente nos setores de mobilidade elétrica, Indústria 4.0 e cidades inteligentes.

Como ressalta o CEO, a parceria com o Sebrae e grandes corporações possibilita a captação de recursos robustos e o acesso a redes amplas de colaboração do Sistema S, ampliando o alcance e a eficiência das iniciativas de investimento. “Esse cenário cria um ambiente favorável para a criação de valor sustentável, tanto para as startups investidas quanto para os investidores envolvidos”, comenta Buson.