Startup Summit: quais os caminhos para captação de recursos para inovação

Voce está em :Home-Ecossistemas, Negócios-Startup Summit: quais os caminhos para captação de recursos para inovação

Startup Summit: quais os caminhos para captação de recursos para inovação

Palestra comandada pela CERTI durante o Startup Summit em Florianópolis apresentou cases de sucesso das empresas 4Feedstock e Nanovetores

Palestra comandada pela CERTI apresentou cases de sucesso das empresas 4Feedstock e Nanovetores. / Foto: Divulgação


[28.08.2025]
Por Ecosystems + SC Inova 

A CERTI, hub referência em inovação no país, com sede em Florianópolis, promoveu durante o Startup Summit 2025 um painel sobre captação de recursos para inovação com cases de duas empresas apoiadas pela instituição, 4Feedstock e Nanovetores, com participação dos empreendedores, que compartilharam suas experiências em relação ao financiamento para o desenvolvimento de soluções tecnológicas. 

Willian Farias, diretor executivo da startup 4Feedstock, e Betina Zanetti Ramos, fundadora e presidente da Nanovetores. abordaram como funciona a captação de financiamento por meio de editais, incentivos públicos e investimento privados. 

Especializada em promover soluções inovadoras para transformar resíduos industriais em matéria-prima, a 4Feedsotck, fundada durante o programa Arena Celta em 2022, contou com o apoio da CERTI no processo de captação de recursos voltados ao desenvolvimento tecnológico que contribuiu desde a estruturação inicial de sua ideia até a entrega final da solução.

“Essa etapa marcou o amadurecimento da empresa, o refinamento da nossa metodologia e a consolidação de uma base de dados robusta, que nos possibilitou mapear todo o mercado consumidor. Assim desenvolvemos um sistema capaz de apoiar de forma eficaz a tomada de decisão na indústria, tornando a economia circular uma prática viável e aplicada”, aponta Willian.

Graduada pelo CELTA, incubadora  da CERTI, a Nanovetores é uma empresa consolidada no setor de indústria química que produz ativos cosméticos com nanotecnologia. Com exportação de seus produtos para 150 países, recebeu no início da jornada aporte financeiro tanto de editais como da iniciativa privada.

“A fase de busca por recursos representa um momento estratégico, em que entendemos nossa valuation como empresa e reforçamos nossa base para crescer de forma sólida, alinhados as nossas prioridades e projeção de impacto”, conclui Betina Zanetti Ramos, fundadora e presidente da Nanovetores. Em 2022, a multinacional suíça Givaudan comprou 48% das ações da companhia catarinense. 

“O painel ressaltou a importância das startups conhecerem mecanismos e oportunidades que podem contribuir para o financiamento de suas soluções”, destaca Guilherme Rodrigues, consultor de negócios da CERTI e mediador do painel.