Asksuite, que desenvolve chatbot para hotéis, recebe investimento de R$ 4 milhões da ABseed

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Asksuite, que desenvolve chatbot para hotéis, recebe investimento de R$ 4 milhões da ABseed

Mesmo em um mercado diretamente impactado pela pandemia, a startup de Florianópolis – fundada por Rodrigo Teixeira e os irmãos Danilo e Vinicius Pavei – já vê um cenário de retomada.

Mesmo em um mercado diretamente impactado pela pandemia, a startup de Florianópolis – fundada por Rodrigo Teixeira e os irmãos Danilo e Vinicius Pavei – já vê um cenário de retomada e vai investir recursos na expansão internacional e no desenvolvimento do produto. Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 25.08.2020]
Por Fabrício Rodrigues, editor SC Inova – scinova@scinova.com.br

A Asksuite, startup de Florianópolis que desenvolve um chatbot com inteligência artificial para o mercado hoteleiro nacional e internacional, acaba de anunciar um aporte de R$ 4 milhões do fundo ABseed Ventures, focado em empresas com modelo de software como serviço (Saas), para desenvolvimento de produto e expansão internacional.

Fundada no final de 2017 pelos sócios Rodrigo Teixeira, Danilo e Vinicius Pavei, a Asksuite viveu um período de crescimento acelerado até o início da pandemia, no primeiro trimestre deste ano. Com uma plataforma que ajuda hotéis a fazerem reservas direto pelo site e atendimento via apps como WhatsApp e Facebook Messenger, reduzindo custos com canais intermediários e ampliando a lucratividade, a startup tem 1,3 mil clientes, entre grandes redes e resorts, sendo que 10% do share vem do mercado internacional. 

No começo do ano, com a demanda em alta e um crescimento superior a 20% ao mês, a empresa tinha investido em nova sede e contava com uma equipe de 70 colaboradores. “O ano começou muito acelerado em nosso mercado, especialmente fora do país, e estávamos iniciando conversas com alguns fundos”, lembra o diretor de Operações Danilo Pavei, em entrevista ao SC Inova.  

Mas o mercado subitamente “parou” em função da pandemia, o que forçou um downsizing imediato – ficaram 25 pessoas na equipe – entre outras ações emergenciais para manter o fluxo de caixa, como empréstimos e captação via fundo garantidor da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

“Isso foi muito importante para termos tranquilidade nos meses seguintes e abrimos rodada no meio da pandemia. Era um risco, pois nosso ativo estava desvalorizado, muitos fundos colocaram nosso valuation (valor de mercado) lá embaixo, mas a ABseed veio com uma visão diferente: eles não olharam para o presente, mas sim pro futuro. Eles já tinham visto nosso pitch deck lá atrás e viram como crescemos rápido”, ressalta Danilo. 

A ABseed, fundada em 2017 por alguns ex-funcionários da Resultados Digitais e com base em São Paulo, conhece bem o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina e tem outras empresas do estado no portfólio, como a Meetime e a Movidesk. 

A empresa teve uma jornada acelerada de desenvolvimento: já no primeiro ano de atividades, viu uma grande aderência do mercado e rápida expansão do time – no final de 2018 estava incubada no MIDITEC, da Acate e no ano seguinte fez parte do programa Scale-up Endeavor, que seleciona empresas com alto potencial de crescimento.

“Somos um fruto do ecossistema de tecnologia de Florianópolis”, resume o empreendedor. 

PERSPECTIVAS DE RETOMADA 

Apesar do baque provocado pelas medidas de isolamento social – restrição de voos, eventos e de todo o turismo global – ele avalia que o mercado não foi tão impactado quanto se previa lá atrás. “Negociamos com todos os clientes e ganhamos alguns nos últimos meses. Nossa ferramenta está sendo muito importante para o setor neste momento: já tivemos caso de hotéis que tivera retorno do investimento no sistema em 24 horas, pois além do atendimento via chatbot, nosso sistema organiza a central de reservas, o que otimiza processos”, comenta Danilo.

O total de interações com a plataforma na base de clientes em julho (mais de 450 mil) chegou a superar o mês de março (407 mil).

Com o aporte, a Asksuite deve investir na estrutura de canais para expansão internacional – especialmente nos mercados dos Estados Unidos, Inglaterra e México – e em desenvolvimento de produto. “Vamos focar na ampliação de integração com outros outros sistemas de hotelaria, de CRM a softwares de marketing”, antecipa o COO. 

A perspectiva é de dobrar a equipe até o início de 2021, chegando próximo ao volume pré-pandemia. E já há vagas abertas, focadas na expansão internacional, em áreas como desenvolvimento, inside sales, marketing e gestão de canais. 

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