Climatetech catarinense especializada em projetos de compensação voluntária de carbono vai usar recursos para áreas de marketing, vendas e tecnologia. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 26.08.2024]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
A Agroforestry Carbon, uma climatech catarinense especializada em projetos de agrofloresta voltados para a compensação voluntária de carbono, anunciou a captação de R$ 1,1 milhão em uma rodada de crowdfunding realizada por meio da Arara Seed, uma plataforma de equity crowdfunding focada em startups do agronegócio e clima. A empresa planeja utilizar os recursos para acelerar sua internacionalização e expandir os times de marketing, vendas e tecnologia. A rodada abriu em fevereiro passado, como havia noticiado o SC Inova.
Gabriel Neto, CEO da Agroforestry Carbon, enfatiza o papel central da tecnologia nas operações da empresa. “A tecnologia é a espinha dorsal das nossas soluções. Possuímos um banco de dados agroflorestal robusto, com milhares de árvores e propriedades mapeadas. Nosso trabalho vai além da sustentabilidade ambiental; estamos comprometidos com um impacto social positivo, melhorando a qualidade de vida de pequenas comunidades rurais. Por meio da agrofloresta, geramos oportunidades econômicas, promovemos a segurança alimentar e fortalecemos a autonomia dos agricultores. É uma verdadeira revolução verde que beneficia a todos”, destaca Neto.
A Agroforestry Carbon também anunciou a contratação de Clara Johannpeter como Chief Operating Officer (COO), em resposta à crescente demanda operacional gerada pelo novo investimento. Johannpeter será responsável por liderar as operações e garantir que a empresa esteja preparada para os próximos desafios de expansão.
Desde sua fundação em 2021, a Agroforestry Carbon já impactou positivamente mais de 280 famílias, plantou 326.857 árvores, restaurou 400 hectares de terra, compensou mais de 30 mil toneladas de CO2 e produziu 571 toneladas de alimentos. A startup promove a recuperação de áreas degradadas, aumento da biodiversidade e diversificação da produção agrícola e florestal, contribuindo para a recomposição da paisagem, segurança alimentar, aumento da renda dos produtores e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
“Com o avanço das mudanças climáticas em todo o mundo, focamos em iniciativas que visam contribuir com a regeneração planetária, do clima e do solo. A Agroforestry Carbon atua com esse propósito, oferecendo soluções de descarbonização para empresas e promovendo o plantio de árvores em sistemas agroflorestais de pequenos agricultores. Ao restaurar áreas degradadas e integrar árvores com culturas agrícolas, criamos ecossistemas mais resilientes, promovendo a saúde do solo, da água e um ambiente mais equilibrado”, afirma Henrique Galvani, CEO da Arara Seed, reforça o compromisso da plataforma com investimentos de impacto.
SIGA NOSSAS REDES