Parque tecnológico de Joinville prepara uma semana de atividades para celebrar o terceiro aniversário de operações – e lança iniciativas sociais e de capacitação para o ecossistema de tecnologia. / Foto: Divulgação
[JOINVILLE, 28.03.2022]
Por Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
O Ágora Tech Park, maior parque tecnológico de Joinville (SC), completa três anos de operação nesta terça (29.03) com um “festival de inovação” ao longo de cinco dias – com mostras de cinema e de artes, workshops, rodadas de negócio e pitches de startups – e o lançamento de projetos estratégicos para o desenvolvimento do ecossistema do norte catarinense.
Um deles é o Ágora Master, uma escola de inovação que prevê cursos de capacitação e formação profissional. Entre os parceiros estão a Hotmilk, aceleradora da PUC/PR, a startup StackX (que terá um programa de impacto social para desenvolvedores) e a WeShine (criatividade e inovação para startups). “O programa surge para capacitar ainda mais o ecossistema em temas que vão de inovação, empreendedorismo, criatividade e novas tecnologias, a cargo de instituições e parceiros com este mesmo objetivo de levar educação e habilidades aos profissionais do setor”, explica Ricardo Fantinelli, coordenador de Inovação do Ágora Tech Park.
A HotMilk, que tem sede em Curitiba e unidades em Londrina, Toledo e Maringá, é um dos principais hubs de inovação do Paraná, com 45 empresas residentes no Tecnopuc/PR. A aceleradora e o Ágora firmam, no dia do aniversario do parque, um termo de cooperação para projetos comuns aos ecossistemas do Paraná e Santa Catarina.
“Um hub de inovação precisa, por essência, se conectar com outros hubs para ampliar a capilaridade de soluções e parcerias. Hotmilk e Ágora estão bem posicionados em suas regiões, temos similaridades no perfil de empresas – do automobilístico ao metal mecânico), além de projetos complementares. Queremos trabalhar juntos para multiplicar as oportunidades aos ecossistemas de Joinville e Curitiba”, ressalta Fernando Luciano, diretor geral da Hotmilk (leia entrevista com ele ao final da matéria).
Outro projeto que o parque tecnológico de Joinville apresenta nesta semana é o Liga Ágora, que vai reunir periodicamente um grupo de estudantes (os “guardiões”) para conectar demandas da academia às ações do centro de inovação. Em troca, os participantes terão benefícios no uso de espaços, capacitações e conexão direta com oportunidades de mercado.
Ao longo de 2021, o Ágora teve um crescimento de 147% no volume de empresas e instituições instaladas – eram 38 em janeiro e o ano encerrou com 94 operações – uma expansão foi puxada pelos novos prédios inaugurados em março passado e que gerou programas como um hub de saúde e um datacenter com certificações TIER III.
Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, o Ágora manteve uma média de 600 pessoas circulando diariamente e 20 eventos por mês no último trimestre de 2021: corporativos, de comunidades empreendedoras e do ecossistema.
PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INOVAÇÃO
Na terça (29), além do lançamento do programa Ágora Master, será apresentado também o Mapeamento do Ecossistema de Joinville, projeto desenvolvido pelo Join.valle e que será o mais atualizado raio-x de empresas, entidades, startups, investidores e programas de desenvolvimento da maior cidade catarinense. Na quarta-feira (30), o Convention Bureau em conjunto com o Join.valle e o Inovatur promovem rodadas de negócio e um “hacktur” voltado a desafios do setor de turismo em Santa Catarina. Ao final do dia, startups selecionadas apresentam seus pitches durante um happy hour de networking.
A quinta-feira (31) traz a apresentação do Liga Ágora, além de uma sessão de negócios do Sebrae/SC e a Ajorpeme e um bootcamp de preparação para o Startup Weekend que Joinville receberá neste ano. Na sexta (01), além do painel pela manhã sobre parques tecnológicos, será realizada uma feira de Talentos, organizada pelo IEL/SC e FaberUp/FIESC, das 13 às 18h. No sábado (02.04), a programação encerra com exposições, feira de artesanato, festival gastronômico, workshops de mini foguetes, entre outras atrações de lazer.
ENTREVISTA – “A ideia é oferecermos projetos em conjunto para multiplicar as oportunidades”
SC INOVA – O que motivou essa parceria entre Hotmilk e Ágora e qual a expectativa ao longo dos próximos anos?
Fernando Luciano – Hoje entendemos que, se quisermos trabalhar com inovação e atender bem os clientes de nossos parques (de grandes empresas a startups, universidade e até mesmo o governo), com capilaridade e soluções, é preciso nos conectar com outros hubs – não adianta defender a ideia se a gente não praticar. “Walk the talk”, caminhar pelo que você fala. A HotMilk e o Ágora estão bem posicionados em suas regiões e temos também uma proximidade de perfil de empresa (metal mecânica, automobilística), competências e também produtos complementares. A ideia é trabalharmos juntos oferecendo produtos em conjunto para multiplicar as oportunidades.
SC INOVA – De que forma você acredita que essa parceria pode criar uma conexão entre as empresas, profissionais e demais players que atuam nos ambientes de SC e PR?
Fernando Luciano – Unindo esses ecossistemas e transmtindo aos stakeholders que somos cada vez mais plurais, aumentando a probabilidade de conexões significativas para negócios. Então muitas vezes o que é o problema de uma empresa aqui em Curitba a gente possa encontrar em Jonville tbem.
SC INOVA – Fale um pouco de como a Hotmilk está posicionada no ambiente de inovação do Paraná
Fernando Luciano – A Hotmilk está no coração do Vale do Pinhão, uma denominação geográfica do ecossistema de inovação de Curitiba, pertencemos à PUC/PR mas temos uma ação independente que funciona como startup. Nos 11 mil m2 de área, estão 45 empresas residentes e a expectiva é chegar a 70 empresas com a capacidade após a reforma até o final do ano.
Temos programas de aceleração desde 2015, por onde passaram 215 startups e hoje nos posicionamos como um dos principais provedores de programas de inovação aberta no Sul do Brasil – atendemos já 30 grandes empresas, seja via pesquisa ou via conexão de startups. Fizemos um mapeamento com 17 mil startups no Brasil e, destas, já conectamos 2,1 mil com os nossos clientes ao longo dos últimos quatro anos.
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