Ágora Tech Park completa 4 anos com projetos estruturantes e conexão com comunidade e academia

Voce está em :Home-Inovadores, Joinville-Ágora Tech Park completa 4 anos com projetos estruturantes e conexão com comunidade e academia

Ágora Tech Park completa 4 anos com projetos estruturantes e conexão com comunidade e academia

Parque tecnológico fortalece ações para levar estudantes ao ambiente tech e apoia iniciativas em saúde, indústria 4.0 e smart cities

Parque tecnológico com sede em Joinville fortalece ações para levar estudantes ao ambiente de tecnologia – ao mesmo tempo, apoia iniciativas de inovação em saúde, indústria 4.0 e cidades inteligentes. / Foto: Divulgação  


[JOINVILLE, 28.03.2023]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br 

Há quatro anos, o ecossistema de inovação de Joinville ganhava um de seus pilares: no dia 28 de março de 2019, a comunidade empreendedora do Norte catarinense celebrou o início das operações do Ágora Tech Park, um parque tecnológico instalado em um dos maiores centros industriais da América do Sul – o Perini Business Park – e que veio para materializar as ações do emergente mercado de tecnologia e inovação da região. 

O Ágora chega ao seu quarto aniversário com mais de 100 operações instaladas, entre startups, empresas de médio e grande porte, players como Sebrae, Fiesc, ACATE, ABII, Abimaq, Comunitech, Join.Valle, Softville, entre outros, além de projetos estruturantes em áreas como indústria 4.0, saúde, educação empreendedora e cidades inteligentes, que conectam as diversas hélices da inovação: universidade, mercado, setor público e comunidade. 

Ao todo, os negócios instalados no espaço inovador somam 1.418 postos de trabalho e faturamento de R$ 790 milhões – o que equivale a 2,3% do PIB de Joinville, o maior de Santa Catarina e é 58% superior à média dos parques tecnológicos do país. “O desafio é manter o ritmo e expandir nossa atuação, nos conectando, cada vez mais, com outros ecossistemas. Estamos consolidando um modelo de cocriação que ainda está no começo da jornada. O Ágora será, sempre, um ‘organismo’ que materializa a inovação”, ressalta Emerson Edel, diretor presidente do Instituto Ágora. 

Um dos focos do empreendimento neste ano é fortalecer a conexão com a sociedade e a comunidade acadêmica, comenta o diretor executivo Ricardo Fantinelli. “Nosso desafio, como parque tecnológico, é fortalecer cada vez mais o senso de comunidade e cooperativismo, por meio da conexão de talentos, ideias e capital. Assim, podemos dar suporte e atender desde novos empreendedores até grandes corporações, transformando ideias em negócios de alto impacto e promovendo o desenvolvimento sustentável regional”.

CONEXÃO COM O CICLO EDUCACIONAL

No Colégio BONJA, alunos do Ensino Médio podem se conectar ao ecossistema de inovação de Joinville
No Colégio BONJA, alunos do Ensino Médio podem se conectar ao ecossistema de inovação de Joinville, por meio de parceria com o Ágora. Foto: Divulgação

O Ágora Tech Park tem como um de seus membros-fundadores a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Joinville e tem fortalecido nos últimos anos parcerias com diversas entidades de ensino superior do Norte catarinense, entre elas Univille, Inovaparq, UDESC e Católica de Santa Catarina – além de instituições de outras cidades, como a aceleradora HotMilk (Curitiba), o Pollen Parque Tecnológico (Chapecó) e o NoVale Hub (Jaraguá do Sul).

Recentemente, o parque lançou a nova edição do programa Liga Ágora, que selecionou 14 universitários de cinco instituições e de 11 cursos diferentes da região de Joinville, para trazer a visão da Academia para dentro da realidade do ecossistema de inovação. No primeiro ano de atividade, o programa reuniu 19 universitários, sendo que 58% deles foram alocados no mercado após a participação, e resultou em sete projetos desenvolvidos por eles em conjunto com empresas locais. 

Outras iniciativas que conectaram o ambiente acadêmico ao ecossistema foram o  Ágora.Cases – em que grupos de 10 universidades apresentaram pitches de projetos internos a 18 grandes empresas da região, gerando dezenas de conexões entre empreendedores, estudantes e professores; e o Experts, programa que fornece ferramentas para ajudar docentes a explorar desafios e oportunidades de negócio – participaram 70 professores de cinco universidades e foram criadas duas startups a partir do programa. 

LEIA OUTRAS MATÉRIAS SOBRE PROJETOS DO ÁGORA TECH PARK 

Em 2023, a iniciativa chega também ao Ensino Médio, por meio de parceria com o colégio Bom Jesus (Bonja), que vai selecionar estudantes do 2o. e 3o. anos para estarem conectados ao ecossistema. “Nosso propósito é criar uma oportunidade para estes jovens que estão enxergando o mundo de uma forma diferente, de um mundo em transformação. Percebemos que existe um potencial que pode ser explorado e a proposta do Ágora é estar próximo das instituições de ensino, aproximando a academia ao mercado”, destaca Modesto H. Ferrer, diretor técnico do Ágora Tech Park e professor no campus da UFSC de Joinville.

O próximo passo do é a construção do quarto prédio, o Ágora.UNI, que deve ser concluído até o início de 2024 e que prevê um projeto de living lab (laboratório aberto de inovação) no qual startups, universidades, grandes empresas (corporates) e governo podem trabalhar em conjunto no desenvolvimento de ideais e novos projetos alinhados às especializações do Centro de Inovação de Joinville. 

Como resume Altair Assumpção, presidente do Conselho de Administração do Ágora, “através da cooperação e do diálogo, avançamos muito em parcerias, unindo as principais instituições de ensino de Joinville em iniciativas que beneficiam a todos, trazendo novos players para a construção de uma jornada de empreendedorismo e aprendizado, e assim nos tornando um ponto de encontro para a comunidade. Nosso sonho grande é ser cada vez um hub de encontros, de ideias que se tornam realidade, de negócios em expansão, e de pessoas que se desenvolvem e conquistam seus objetivos”. 

CONFIRA O VÍDEO ESPECIAL DE 4 ANOS DO ÁGORA TECH PARK

Conteúdo oferecido por

LEIA TAMBÉM: