Entidades realizaram workshop em Florianópolis para atrair parceiros para projeto de pesquisa e desenvolvimento lançado pela ANEEL. Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 17.05.2024]
Redação SC Inova, com informações da ABHIC
A Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC), o Sapiens Parque e o Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica/UFSC) promoveram em Florianópolis, na última sexta-feira (10), um workshop para buscar parcerias para o projeto “Hidrogênio no contexto do setor elétrico brasileiro”, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A iniciativa trata do cadastramento de projetos apoiados pelo Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) desenvolvido pela Agência, que contemplem a inserção de sistemas de produção de hidrogênio renovável de forma integrada e sustentável.
Além de buscar parcerias para o projeto, o evento promoveu também uma discussão com especialistas sobre as oportunidades emergentes no campo do hidrogênio. De acordo com Sérgio Costa, fundador e presidente da ABHIC, “é essencial unir esforços e conhecimento em prol do desenvolvimento da cadeia de hidrogênio no Brasil. Por meio de eventos como esse, é possível conectar empresas, o poder público e especialistas no tema para buscar viabilizar projetos desse segmento”.
O evento contou com uma programação composta por apresentações que abordaram temas como os desafios e as perceptivas para uma articulação internacional, os aspectos científicos e tecnológicos, além das questões comerciais, legais, e regulatórias do hidrogênio, entre outros assuntos relevantes do setor.
Na ocasião, os participantes fizeram uma visita técnica ao Laboratório de Hidrogênio Verde do Fotovoltaica/UFSC, que conta com eletrolisadores para a produção de hidrogênio verde, alimentados pelos sistemas fotovoltaicos integrados na própria edificação que abriga o laboratório. O hidrogênio verde produzido é utilizado para a produção de amônia verde e geração de energia através de células a combustível. O prédio do laboratório é por sí só um equipamento, pois além de contar com a infraestrutura de produção de H2 e NH3 verdes, capta nas suas coberturas e fachadas toda a água e a energia elétrica para os processos energointensivos.
O workshop teve participação de autoridades como Eduardo Vieira, presidente do Sapiens Parque, Frederico Taves, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Sapiens Parque e diretor técnico da ABHIC, Karla de Paulo, Diretora Financeira da ABHIC, Juliano Froehner, secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Ricardo Rüther, professor e coordenador do Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica/UFSC), Lucas Nascimento, pesquisador da Fotovoltaica/UFSC, Maíra Mallmann, pesquisadora da Fotovoltaica/UFSC, e João Tanan, diretor de Operações da Cerumar Capital.
SIGA NOSSAS REDES