A estratégia da PlayBPO para educar mercado de BPO financeiro – e seguir como líder em tecnologia no setor

Voce está em :Home-Inovadores-A estratégia da PlayBPO para educar mercado de BPO financeiro – e seguir como líder em tecnologia no setor

A estratégia da PlayBPO para educar mercado de BPO financeiro – e seguir como líder em tecnologia no setor

Startup de Florianópolis – que já recebeu aportes de Bossa, Domo.vc, RIA e ContaAzul – investe em evento próprio para “espalhar a palavra” sobre uma forte tendência de gestão para PMEs, o BPO financeiro.

Startup de Florianópolis – que já recebeu aportes de Bossa, Domo.vc, RIA e ContaAzul – investe em evento próprio para “espalhar a palavra” sobre uma forte tendência de gestão para PMEs, o BPO financeiro. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 31.10.2024]
Redação SC Inova,
scinova@scinova.com.br 

O BPO financeiro (Business Process Outsourcing), serviço de terceirização de processos financeiros e administrativos, tem ajudado empresas – especialmente as de pequeno porte – em atividades básicas, de contas a pagar e a receber, até a gestão de fluxo de caixa, emissão de relatórios financeiros e criação de estratégias de redução de custos.

Na última semana, a startup PlayBPO – plataforma líder no país de automação para o BPO financeiro – reuniu durante dois dias em Florianópolis mais de 600 profissionais para abordar o tema, apresentar desafios comuns do mercado e cases. 

Fundada na capital catarinense em 2020 pelo CEO José Marques, e que tem como cofundador e CTO Lázuli Santos (ex-funcionário das grandes de tecnologia Dígitro e Softplan) a PlayBPO tem experimentado um crescimento sólido ao longo de 2024. “Registramos um aumento de 213% em volume de clientes em relação ao ano anterior. No mesmo período, o número de colaboradores cresceu 32%. Nossa receita também acompanhou esse ritmo de crescimento, refletindo o aumento da demanda e adoção das nossas soluções no mercado de BPO financeiro”, detalhou o CEO e cofundador José Marqus ao SC Inova. 

No início de 2024, a empresa anunciou o segundo aporte recebido, de valores não divulgados, das gestoras Bossa Invest e Domo.VC. O investimento teve follow-on da Rede de Investidores Anjo de Santa Catarina (RIA/SC) e da fintech ContaAzul, que fizeram o primeiro aporte na empresa, em 2022. Os recursos estão sendo destinados ao desenvolvimento de tecnologia e ampliação da equipe. “Para 2025, vamos investir em tecnologia e parcerias estratégicas para aprimorar nossas soluções e ampliar nosso suporte aos clientes. Para além do evento, planejamos expandir nossas operações e solidificar nossa presença em novas regiões”, ressalta Marques. 

Na visão de Ismael Rogerio da Silva, empreendedor contábil e um dos primeiros investidores-anjo, “a empresa vem crescendo de forma exponencial, com uma governança muito adequada ao seu momento de desenvolvimento. Mas trata-se de uma expansão com estabilidade, sempre olhando pros números e acompanhando projeções”. Para ele, o evento marcou um novo memento para a PlayBPO: “a história da empresa, assim como da própria atividade de BPO financeiro, pode ser contada como antes e depois deste Summit”.

Ismael destaca também o programa de capacitação e desenvolvimento da startup, que pode ser um ponto-chave de sobrevivência para pequenos negócios. “O BPO financeiro é uma atividade com muito potencial, em vários sentidos. Tem um forte poder de impacto na sociedade, pois pode ajudar os pequenos negócios locais, onde a gestão financeira é sempre uma dor. A falta de governança é um dos principais fatores da falência nos negócios”, conclui.

"Um ambiente de inspiração mútua": evento reuniu 600 participantes em Florianópolis. E terá reprise em 2025.
“Um ambiente de inspiração mútua”: evento reuniu 600 participantes em Florianópolis. E terá reprise em 2025. / Foto: Divulgação PlayBPO

EVENTO COMO AMBIENTE DE APRENDIZADO E CONEXÃO

A estratégia de eventos próprios – uma tradição no ecossistema de startups, como provaram desde a década passada RD, Involves, ContaAzul entre outras – se tornou uma maneira de aprofundar o conhecimento técnico de seu público-alvo.

“A decisão de investir nesse evento nasceu da nossa missão de transformar a gestão financeira de pequenas e médias empresas através do BPO Financeiro, criando um espaço para troca de conhecimento, networking e inovação. Queríamos reunir os principais nomes da área e proporcionar um ambiente de aprendizado e conexão para todos os envolvidos, desde empresários até os profissionais que atuam no dia a dia”, ressalta o CEO.

“Não apenas consolidamos o evento como o maior desse segmento mas também criamos um ambiente de inspiração mútua. As palestras e mentorias  trouxeram novas perspectivas sobre temas fundamentais, como inovação em processos financeiros e estratégias de encantamento de clientes, além de abordagens práticas para os desafios diários do BPO”, conclui Marques. 

LEIA TAMBÉM: