Após adquirir nove provedores em 2021, o que garantiu um crescimento de 92% no ano, empresa se prepara para a oferta pública de ações em um momento aquecido para este mercado, comenta o CEO Patrick Canton. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 22.02.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Quando a Mhnet Telecom foi fundada, há 20 anos, no pequeno município de Maravilha (localizado a 620 km de Florianópolis), o único jeito de se conectar à internet era por acesso discado ou via rádio – a fibra óptica chegaria à região apenas dez anos depois. Ao completar duas décadas de atuação, a empresa se consolidou como a terceira maior provedora de pequeno porte em número de acessos banda larga na região Sul, de acordo com a Anatel.
Em 2021, a Mhnet cresceu 92,31%, saltando de 156,4 mil para 300 mil clientes – resultado de uma robusta estratégia de expansão que incluiu a aquisição de outros provedores, o que garantiu à empresa a presença em 160 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul – especialmente aqueles mais distantes dos grandes centros urbanos. A Mhnet utiliza uma tecnologia de Multiplexação Densa por Comprimento de Onda, ou DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) em 3 mil km das rotas principais de sua infraestrutura de rede.
Como explica o CEO Patrick Canton, a escolha pelo crescimento inorgânico (via compra de outras empresas) se deve porque “são negociações mais ágeis e podem resultar no crescimento da empresa em poucos meses, enquanto a ampliação orgânica segue outra lógica processual e é mais demorada. Um exemplo foi a inauguração da operação em Caxias do Sul (RS), que levou nove meses para ser concluída, entre preparação da infraestrutura, contratação de novos profissionais e abertura das lojas de atendimento”, explica Canton.
Atualmente, a empresa possui mais de 70 lojas físicas e deve lançar novas unidades ao longo do primeiro trimestre do ano. A equipe cresceu 84% no passado, com 950 funcionários diretos (CLT) e outros 550 indiretos (prestadores de serviço).
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Com essa expansão, o próximo grande passo é a preparação para o lançamento de Oferta Pública Inicial (IPO) na Bolsa. “Em 2021, vimos uma corrida de provedores à bolsa e esse é o caminho natural para a Mhnet também. Sabemos o caminho que temos que percorrer para lançar um IPO e estamos nos planejando para consolidar esse novo movimento comercial nos próximos anos”, complementa. Um exemplo é a Unifique, provedora fundada em Timbó e que abriu capital em julho passado, numa operação que levantou mais de R$ 800 milhões aos cofres – e que vai impulsionar também a estratégia de aquisições.
De acordo com Canton, a Mhnet prepara para o primeiro trimestre lançamento de operações na cidade de Sorocaba (SP) e São Mateus do Sul (PR). Além dessas, há perspectiva de expansão para as cidades de Itajaí, Navegantes, São José e Criciúma. “Manteremos um ritmo de ampliação forte e acelerado nas operações realizadas em 2021, na Região de Ponta Grossa (PR) e Caxias do Sul (RS)”, conclui o executivo.
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