[Radar Executivo] RD Station fortalece área de proteção de dados com DPO / Asaas anuncia novos diretores

Voce está em :Home-Negócios-[Radar Executivo] RD Station fortalece área de proteção de dados com DPO / Asaas anuncia novos diretores

[Radar Executivo] RD Station fortalece área de proteção de dados com DPO / Asaas anuncia novos diretores

Fernanda Nones (foto), que está na empresa desde 2017, assume como DPO e será responsável pela adequação interna às normas da LGPD

→ Fernanda Nones (foto), que está na empresa desde 2017, assume como Data Protection Officer e será responsável pela adequação interna às normas da LGPD; 

→ Asaas, fintech de Joinville, traz o investidor Bruno Dequech para área de Desenvolvimento Corporativo e João Vitor Possamai como novo CFO; 


[FLORIANÓPOLIS / JOINVILLE, 24.08.2021]
Redação SC Inova, com informação das empresas 

A RD Station, líder no desenvolvimento de software para pequenas e médias empresas, anunciou nesta terça (24) que a executiva Fernanda Nones irá liderar a área de proteção de dados da scale-up. Na RD Station desde 2017, Fernanda começou atuando na implementação dos softwares e depois se especializou em privacidade de dados. Agora terá a missão de unir os conhecimentos em direito, tecnologia e marketing para garantir a adequação às normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) internamente, com projetos de educação para funcionários, e externamente, com clientes, parceiros e ecossistema em geral. 

Uma pesquisa realizada recentemente pela RD Station, em parceria com a Manar Soluções em Pesquisa e Eduardo Dorfmann Aranovich e Cia Advogados, apontou que as empresas conhecem a LGPD, mas ainda têm dúvidas sobre seus principais objetivos e como se adequar. Os respondentes demonstraram que diferentes áreas nas empresas estão responsáveis pela implantação: Marketing (21%), Jurídico (14%) e Tecnologia da Informação (TI) (13%). O levantamento também demonstrou que 15% das microempresas ainda não têm ninguém dedicado à LGPD.

“Muitas empresas ainda acreditam que privacidade é sinônimo de burocracias e de impactos negativos em métricas e resultados. Mas é totalmente possível construir uma marca que respeite a privacidade do usuário, sem prejuízos às métricas de Marketing e Vendas”, explica Fernanda.  Entre suas atribuições estão orientar e supervisionar a adequação da organização às normas de proteção de dados, realizando o acompanhamento com todas as áreas, além de atuar como ponte de comunicação com os titulares de dados e com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). 

“Tanto a LGPD quanto o cargo de DPO têm um longo caminho de consolidação pela frente. Muitas empresas enfrentam desafios estruturais – seja para contratar um DPO ou desenvolver uma estrutura efetiva de um programa de adequação”, explica a executiva, formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e certificada internacionalmente pela Exin como DPO.

DE OLHO EM AQUISIÇÕES E EXPANSÃO, FINTECH DE JOINVILLE ANUNCIA NOVOS DIRETORES

Digitalização de autônomos e pequenos empreendedores durante a pandemia fortaleceu modelo de negócio da fintech catarinense / Foto: Divulgação

A fintech Asaas, que desenvolve uma plataforma de conta digital para empreendedores, também anunciou novidades em sua diretoria. O foco é preparar a equipe para as futuras aquisições da empresa, além da expansão de clientes – a expectativa é ultrapassar a marca de 100 mil usuários e transacionar R$ 6 bilhões pelo sistema de gestão, cobrança, envio de notas fiscais, antecipação de recebíveis, consulta e negativação de inadimplentes. 

Quem chega como novo diretor financeiro (CFO) é João Vitor Possamai, natural de Joinville e formado em Finanças e Contabilidade pela New York University. Antes, ele ocupava o cargo de diretor no CPP Investments (maior fundo de pensão do Canadá) e teve passagens também por Macquarie Group e HSBC.

Além dele, o empreendedor e investidor Bruno Dequech Ceschin assume como diretor de Desenvolvimento Corporativo. Um dos primeiros investidores do Asaas, ele terá o desafio de captação de recursos, aquisição de outras empresas e integração de produtos na plataforma. Bruno foi cofundador e segue como presidente do Conselho de Administração da Jupter, centro de conexão entre startups e mercado, com sede em Curitiba. 

Recentemente investida pelo Inovabra Ventures, braço de venture capital do Bradesco, com um cheque de R$ 37 milhões, o Asaas tem crescido de forma ainda mais acelerada com a pandemia, que levou à digitalização de seu público-alvo, autônomos, micro e pequenos empreendedores.