CoCreation Lab, que estimula desenvolvimento de projetos em fase inicial, também está com inscrições abertas em outros municípios do estado, como Tubarão (Sul) e Xanxerê (Oeste). / Foto: PMSJ, Divulgação
[SÃO JOSÉ, 05.05.2021]
Por Redação SC Inova, com informações de agências
O município de São José, na Grande Florianópolis, anunciou nesta quarta-feira (05) o lançamento de um programa de pré-incubação de projetos inovadores com foco em soluções para cidades inteligentes. As inscrições para o CoCreation Lab São José estão abertas até o próximo dia 6 de junho (link aqui) mas também busca ideias em outras áreas. Os projetos com apelo às smart cities terão pontuação extra na avaliação.
Serão cinco meses de atividades gratuitas, predominantemente virtuais, envolvendo consultorias, mentorias e assessorias. O objetivo é que, na sequência, os projetos possam ser incubados ou receber investimento. O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Marcelo Fett, destaca que essa a iniciativa faz parte do programa de recuperação econômica Avança São José, lançado em fevereiro.
“Queremos não só contribuir para a melhoria do ambiente de negócios da cidade, mas também desenvolver a economia municipal, principalmente na perspectiva de mudança do eixo econômico local, com ações que agreguem valor e gerem novas oportunidades”, comenta. Em São José, a pré-incubadora está presente por meio de uma parceria entre o município, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, do USJ – Centro Universitário de São José e o Sebrae Santa Catarina.
Outras cidades catarinenses também estão com inscrições abertas até o dia 6 de junho para o programa CoCreation Lab: Xanxerê, no Oeste, e Tubarão, no Sul do estado. O Sebrae e as prefeituras locais também são parceiras e, em Xanxerê, há o apoio da ACIX – Associação Empresarial de Xanxerê, por meio do projeto Tecnologia Empreendedorismo e Inovação.
A primeira unidade da pré-incubadora foi aberta em Florianópolis em 2016. Desde então, o Cocreation Lab chegou a 20 cidades do Estado, via conexão com prefeituras e entidades como Fapesc, Sebrae, ACI – Associação Catarinense de Imprensa, instituições sociais e universidades. Em 2021, vai ampliar a atuação em Santa Catarina, com novas unidades e editais – como os que foram anunciados hoje.
Em janeiro, o programa chegou ao Distrito Federal, com objetivo de ajudar futuras startups da região a se desenvolverem, em parceria com universidades locais.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES