O home-office obrigatório impulsionou negócios entre clientes de maior porte da empresa de TI com sede em Florianópolis. Para 2021, projeto é avançar no mercado (nacional e latino) com aquisições.
[FLORIANÓPOLIS, 06.01.2020]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Gestores de Recursos Humanos nunca vão se esquecer de 2020, o ano do home-office. E a demanda por ferramentas e tecnologias voltadas ao RH das empresas fez a catarinense Ahgora Sistemas, que desenvolve soluções para gestão de pessoas, crescer 35% no faturamento, estimado em cerca de R$ 60 milhões. Antes da pandemia, a expectativa era de uma expansão de até 80% (leia aqui nossa matéria da época), mas os resultados do ano da pandemia ainda foram expressivos.
Internamente, a empresa teve um aumento de 30% na base de clientes – especialmente com contas maiores, de clientes enterprise – e de 25% no quadro de colaboradores.
“Uma das grandes verdades que foram reveladas pela pandemia é a necessidade das empresas e do setor de gestão de pessoas se tornarem mais humanos, sem perder o senso de inovação. Tivemos a oportunidade de olhar dentro das casas dos colaboradores e entender melhor os desafios e situações únicas que eles enfrentam. Com base nessas experiências, aprendemos que precisamos oferecer um tipo diferente de jornada aos nossos clientes”, afirma Gustavo Godoy, CFO na Ahgora Sistemas.
As soluções da empresa, fundada em Florianópolis em 2010 e graduada pela incubadora Miditec, são baseadas em internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e computação em nuvem para gerenciar colaboradores em tempo real.
“Temos a previsão de 70% de crescimento e 30% de aumento de clientes na base, já que a expectativa é de que o trabalho remoto continuará a se expandir. Com isso, as tecnologias para gestão de pessoas e monitoramento da jornada de colaboradores serão ainda mais procuradas. Home-office, presencial ou modelo híbrido de trabalho, esse novo momento é um caminho sem volta”, diz Godoy.
Para 2021, a Ahgora prevê investimentos na aquisição de outros negócios com foco no desenvolvimento de software para RH, além da expansão para mercados como Colômbia e México por meio de parceiros locais.
A empresa também conta com uma fintech própria, a Ahfin, pela qual os colaboradores das empresas clientes podem solicitar empréstimo financeiro por meio de aplicativo. A expectativa é impactar até 100 mil usuários neste ano – no total, a plataforma gerencia um milhão de usuários.
“Usamos nossa base de dados para oferecer melhores taxas, serviços financeiros e um novo tipo de benefício para as empresas oferecerem para os colaboradores, incluindo educação financeira e seguro de vida. Até 2024, nossa expectativa é de emprestar até R$ 5 bilhões”, conclui o diretor financeiro.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES