“Além da digitalização, a construção civil precisa avançar na diversidade e na inclusão”

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“Além da digitalização, a construção civil precisa avançar na diversidade e na inclusão”

Debater e conectar este mercado ao ambiente de startups marca a trajetória da Fastbuilt, de Blumenau. Nos dias 17 e 18, a construtech fundada pelo CEO Jean Ferrari (foto) organiza a segunda edição do Experience, evento de inovação com mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais. / Foto: Daniel Zimmermann. 


[BLUMENAU, 09.11.2020]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br 

Criar uma comunidade colaborativa e intensa entre os profissionais de engenharia, arquitetura e indústria da construção, unindo e compartilhando conhecimento, experiências e networking com lideranças em inovação e tecnologia. Assim começou a ganhar corpo, ainda em 2019, um projeto liderado por uma recém criada construtech de Blumenau, a FastBuilt, para que estes dois segmentos econômicos – o setor tech e a construção civil/mercado imobiliário – passassem a conversar mais e trocar figurinhas.

“O setor da construção está atrasado não só na questão de digitalização, mas também em outras vertentes que outros setores já avançaram muito, como diversidade e inclusão”, ressalta Jean Ferrari, CEO e cofundador da FastBuilt. Além do modelo de negócio como produto – uma plataforma online que permite a gestão de manuais dos proprietários de imóveis – a empresa está fortalecendo seu braço de eventos, com a segunda edição do FastBuilt Experience, que acontece nos dias 17 e 18 de novembro e terá participação de 50 palestrantes nacionais e internacionais (veja os destaques abaixo).

No ano passado, a primeira experiência com eventos foi bem sucedida: mais de 600 pessoas lotaram o Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, para um dia inteiro de painéis e debates sobre tendências de inovação no setor, apresentação de startups e conexão de incorporadoras, profissionais e empresas de construção e mercado imobiliário ao universo de tecnologia e startups – o SC Inova esteve na última edição e acompanhou os principais debates (confira aqui).

Em 2020, o teste será com o ambiente online, o que por outro lado permite a participação de mais convidados de fora do país. Estão confirmados palestrantes de Israel, Espanha, Chile, Argentina e Colômbia, entre outros. Serão 48 horas de conteúdo com palestrantes ao vivo e presencialmente em palcos 360º, três ambientes digitais, espaço de network e premiação.

Entre estes ambientes estão o Startup Village, uma feira de negócios para que novas empresas inovadoras criem relacionamento com o mercado; e o Startup Awards, espaço reservado a startups que serão pré-selecionadas pela organização e terão, além de apresentação das soluções, mentorias de especialistas, conexão com investidores e players do mercado e premiação em dinheiro. Os negócios interessados em participar do espaço podem se inscrever no site do evento.

Do total de palestrantes, 25% são mulheres – a intenção é que nos próximos encontros elas representem pelo menos metade do cast. Entre os palestrantes confirmados estão nomes como Marina de Oliveira Dourado (Housi), Maurício Benvenutti (Startse), Gustavo Zanotto (BeeMob), Ana Carnaúba (Delloitte), Guilherme Sawaya (Cyrela), Bob de Souza (CTE), Vinícius Senger (AWS), André Medina (Andrade Gutierrez), Rodrigo Akira (Google), Aldo Mattos (Delloitte), Bruno Loretto (Terracotta Ventures) e Pedro Moreira (Tec Verde). 

As transmissões ocorrem das 14h às 22h e os participantes poderão escolher as palestras em trilhas simultâneas de conhecimento: uma voltada para negócios e tendências e outra focada em propostas alinhadas à inovação.

“Queremos estimular novas formas de pensar e agir dentro das empresas para despertar nelas um DNA inovador. E a inovação não precisa estar somente nos grandes polos“, explica Jean. 

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