Do mercado financeiro para a área de energia, startup catarinense será acelerada pela Techstars na Noruega

Voce está em :Home-Inovadores, StartupSC-Do mercado financeiro para a área de energia, startup catarinense será acelerada pela Techstars na Noruega

Do mercado financeiro para a área de energia, startup catarinense será acelerada pela Techstars na Noruega

Navarra Tech, de Florianópolis, foi selecionada para programa que, ao longo de quatro meses, busca novos negócios para o mercado global de energia.

Navarra Tech, de Florianópolis, foi selecionada para programa que, ao longo de quatro meses, busca novos negócios para o mercado global de energia. / Foto: Divulgação

 

A Navarra Tech, startup com sede em Florianópolis, é uma das selecionadas pela Techstars Energy Accelerator para programa de aceleração destinado a buscar soluções inovadoras para o mercado global de energia. Durante quatro meses, a equipe catarinense vai a Oslo (Noruega) participar da iniciativa da Techstars em parceria com a Equinor, multinacional da área de energia que tem cerca de 20 mil colaboradores em mais de 30 países, que tem também apoio da Capgemini e da Kongsberg para investir em startups com soluções nas áreas de óleo e gás, novos modelos de negócios, digitalização e energia renováveis. 

A Navarra, acelerada no Brasil pela Darwin Startups, surgiu com uma solução para o mercado financeiro, desenvolvendo algoritmos de negociação de renda variável na B3 (Bolsa de Valores do Brasil) e em criptomoedas. Em 2018 mudou o modelo de negócio para trabalhar com o mercado de trading de energia elétrica – desde então, já desenvolveu protótipos e provas de conceito com grandes players desse mercado. Em agosto deste ano, lançou a plataforma Navarra Trader, desenvolvida em conjunto com a Votorantim Energia com um primeiro serviço voltado para leilões de energia. 

Nosso objetivo é trazer transparência e eficiência aos processos de formação de preço e negociações. Queremos trazer o que conhecemos de tecnologia do mercado financeiro tradicional para melhorar a vida dos traders e dos participantes de mercado. A oportunidade de participar de uma aceleração do nível da Techstars nos deixa bem mais preparados para atingir esse objetivo”, diz Daniel Barra, CEO da Navarra. 

LEIA TAMBÉM: O Vale do Silício da Energia? Em SC, empresas unem-se para gerar inovação às grandes deste mercado

Durante o programa há atividades todos os dias, incluindo duas semanas chamadas “Mentor Madness”, nas quais as startups são colocadas para conversar com 100 mentores, um de cada vez, e depois selecionar os cinco que os acompanharão na trajetória. Após as 13 semanas, ocorre o Demo Day – um evento que apresentará as empresas para centenas de pessoas, incluindo investidores do mundo todo. 

A Navarra foi recomendada pela Darwin Startups, aceleradora com unidades em Florianópolis e São Paulo, que é mantenedora da Techstars (companhia norte-americana que já selecionou mais de 1,6 mil negócios inovadores para diversos programas de desenvolvimento de tecnologia) no Brasil e faz parte do programa de afiliados. “Temos parcerias estratégicas para dar suporte às aceleradas na abertura do mercado global e na captação de investimento no exterior”, comenta André Hotta, diretor de marketing e comunidades da Darwin.