Fundador da startup WiFeed, de Florianópolis, compartilha as lições de uma empresa holandesa que hoje vale mais de US$ 22 bilhões. / Foto: Divulgação StartupSC
Por Bruno Guimarães*, direto do Saastr Annual 2019, em San Jose (Califórnia)
Em uma das primeiras exposições do segundo dia do Saastr Annual 2019, o CCO da Adyen, Roelant Prins, falou sobre como ela conseguiu se destacar no cenário mundial de meio de pagamentos. A Adyen é uma startup que possui uma plataforma global que permite que seus clientes integrem todos os seus recebimentos, independente do país, método ou moeda. Atualmente a empresa possui um valor de mercado superior a US$ 22 bilhões e atende gigantes da tecnologia como Facebook, Uber, Spotify e Microsoft.
A Adyen foi fundada há 12 anos na Holanda e, de acordo com o próprio Roelant, a localização geográfica certamente contribuiu para que a empresa passasse por desafios ainda maiores no seu processo de crescimento. No entanto, o que pode ser visto como uma dificuldade acabou se tornando uma oportunidade, pois os fundadores entenderam desde o primeiro dia que não bastaria atender apenas o mercado holandês ou até mesmo o europeu, eles precisavam atender o mundo. Considerando isso, o CCO da Adyen elencou os três principais fatores que para ele foram essenciais para o sucesso da empresa:
* Produto: o primeiro passo é entender profundamente sobre o problema que a empresa está resolvendo e saber desenvolver a sua solução de forma que ela se torne indispensável no dia a dia de seus clientes. Tudo o que for desenvolvido deve ser customer-minded, nunca criar algo sem antes saber como será utilizado, por quem será utilizado e quando será utilizado. A Adyen consegue reduzir até 3% o custo das transações de seus clientes, gerando uma economia de bilhões de dólares para seus clientes anualmente.
O case da Adyen evidencia que é viável criar as condições necessárias para construir uma startup de sucesso em qualquer lugar
* Estratégia Comercial: elabore uma estratégia comercial robusta, eficiente e ao mesmo tempo certeira. É muito comum as startups perderem tempo com distrações e assuntos que por vezes não vão auxiliar na escalabilidade da empresa. Mapear os principais clientes que vão fazer com que a empresa “mude o seu jogo” é fundamental, além da busca por parceiros que possam abrir portas e auxiliar no processo de aquisição de novos clientes.
No caso da Adyen, a estratégia foi focar em gigantes da tecnologia, pelo fato de que elas possuem operações em diversos países e ajudaram a capilarizar o produto em uma velocidade incrível. Além disso, eles se conectaram diretamente com a Visa e com a Mastercard, dispensando a lentidão dos bancos, o que também fez com que eles ganhassem tempo e escala.
* Pessoas: contratar os melhores profissionais é sem dúvidas um dos maiores diferenciais de qualquer startup e o conselho do Roelant seguiu na linha de que neste quesito, não vale a pena economizar. Segundo ele, “cultura é inclusive mais importante do que inteligência”, portanto, é algo do qual não se deve abrir mão por qualquer motivo. Dentro da Ayden ele destacou que o mais importante para a cultura da empresa é falar sobre tudo de forma objetiva e direta, criar rápido e iterar, e garantir que a diversidade de ideias faça parte do processo de decisão dos times.
Em um cenário em que esses três fatores se tornam presentes, as chances de uma empresa ter sucesso a nível global aumentam muito. Apesar do Vale do Silício ser o principal hub de empresas de tecnologia no mundo, o case da Adyen evidencia que é viável criar as condições necessárias para construir uma startup de sucesso em qualquer lugar.
*Bruno Guimarães é CEO da startup WiFeed, de Florianópolis. Ele participa da missão ao Vale do Silício do Startup SC, programa de capacitação do Sebrae/SC, junto a empreendedores das empresas Coblue, Conpass, Effecti, O2Obots, Reviewr, Simples Dental e Sizebay.
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