Operação marca nova fase da empresa fundada em Florianópolis, com foco em eficiência e transformação digital no Brasil e na América Latina. / Foto: Divulgação
[02.09.2025]
Por Redação SC Inova, com informaçõs da Assessoria de Imprensa
A Pixeon, healthtech fundada em Florianópolis (SC), anuncia que passará a integrar o grupo Vela LatAm, divisão da canadense Vela Software. A transação — ainda condicionada ao aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) — reforça a estratégia de crescimento da companhia e amplia sua capacidade de oferecer soluções digitais de ponta a ponta para hospitais, clínicas e centros de diagnóstico no Brasil e em mercados latino-americanos.
Segundo a Vela LatAm, o movimento segue o modelo de investir em empresas com atuação consolidada, preservando a independência e mantendo os fundadores na liderança executiva. Com a conclusão da operação, os fundadores Roberto Ribeiro da Cruz e Iomani Engelmann assumem como co-CEOs, o que sinaliza continuidade de gestão e protagonismo dos empreendedores à frente da empresa.
“Acreditamos em apoiar empresas estratégicas como a Pixeon em sua trajetória de crescimento, preservando sua cultura empreendedora e potencializando sua capacidade de inovar e transformar o setor de saúde”, afirma Paulo Felipe Martins, CEO da Vela LatAm. No final de 2024, a Vela anunciou a aquisição de outra empresa histórica do setor de TI catarinense, a Fácil, de Blumenau (leia mais aqui).
ORIGEM CATARINENSE
Criada em 2003, em Florianópolis, a Pixeon atua há mais de duas décadas com um portfólio que cobre atenção clínica, medicina diagnóstica e engajamento do paciente, atendendo a mais de 3 mil instituições no Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Peru. “Nosso propósito é transformar a saúde por meio da tecnologia, apoiando nossos clientes a superar desafios estruturais com eficiência e impacto real para milhões de pacientes”, diz Roberto Ribeiro da Cruz.
Para Iomani Engelmann, a combinação entre eficiência operacional e engajamento do paciente tende a guiar a próxima fase do setor. “O compromisso é apoiar clientes com soluções digitais que tragam sustentabilidade e mais valor para o paciente”, afirma.
A operação Pixeon–Vela LatAm aguarda análise do CADE. Após a aprovação, a integração deverá consolidar a presença da empresa catarinense no mapa latino-americano de tecnologia para saúde, mantendo a base em Florianópolis como origem e referência do negócio.
SIGA NOSSAS REDES