Vela LatAm anuncia integração da catarinense Pixeon para ampliar atuação em saúde

Voce está em :Home-Inovadores-Vela LatAm anuncia integração da catarinense Pixeon para ampliar atuação em saúde

Vela LatAm anuncia integração da catarinense Pixeon para ampliar atuação em saúde

Operação marca nova fase da empresa fundada em Florianópolis, com foco em eficiência e transformação digital no Brasil e na América Latina.

Operação marca nova fase da empresa fundada em Florianópolis, com foco em eficiência e transformação digital no Brasil e na América Latina. / Foto: Divulgação


[02.09.2025]
Por Redação SC Inova, com informaçõs da Assessoria de Imprensa

A Pixeon, healthtech fundada em Florianópolis (SC), anuncia que passará a integrar o grupo Vela LatAm, divisão da canadense Vela Software. A transação — ainda condicionada ao aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) — reforça a estratégia de crescimento da companhia e amplia sua capacidade de oferecer soluções digitais de ponta a ponta para hospitais, clínicas e centros de diagnóstico no Brasil e em mercados latino-americanos.

Segundo a Vela LatAm, o movimento segue o modelo de investir em empresas com atuação consolidada, preservando a independência e mantendo os fundadores na liderança executiva. Com a conclusão da operação, os fundadores Roberto Ribeiro da Cruz e Iomani Engelmann assumem como co-CEOs, o que sinaliza continuidade de gestão e protagonismo dos empreendedores à frente da empresa.

“Acreditamos em apoiar empresas estratégicas como a Pixeon em sua trajetória de crescimento, preservando sua cultura empreendedora e potencializando sua capacidade de inovar e transformar o setor de saúde”, afirma Paulo Felipe Martins, CEO da Vela LatAm. No final de 2024, a Vela anunciou a aquisição de outra empresa histórica do setor de TI catarinense, a Fácil, de Blumenau (leia mais aqui).

ORIGEM CATARINENSE

Criada em 2003, em Florianópolis, a Pixeon atua há mais de duas décadas com um portfólio que cobre atenção clínica, medicina diagnóstica e engajamento do paciente, atendendo a mais de 3 mil instituições no Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Peru. “Nosso propósito é transformar a saúde por meio da tecnologia, apoiando nossos clientes a superar desafios estruturais com eficiência e impacto real para milhões de pacientes”, diz Roberto Ribeiro da Cruz.

Para Iomani Engelmann, a combinação entre eficiência operacional e engajamento do paciente tende a guiar a próxima fase do setor. “O compromisso é apoiar clientes com soluções digitais que tragam sustentabilidade e mais valor para o paciente”, afirma. 

A operação Pixeon–Vela LatAm aguarda análise do CADE. Após a aprovação, a integração deverá consolidar a presença da empresa catarinense no mapa latino-americano de tecnologia para saúde, mantendo a base em Florianópolis como origem e referência do negócio.