Empresa com sede em Florianópolis expandiu faturamento em 470% entre 2021 e 2023 neste segmento, impulsionada pela atualização da matriz energética do país. / Foto: William DeHoogh (Unsplash)
[FLORIANÓPOLIS, 14.12.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Especialista em monitoramento e identificação de problemas na geração energética, a catarinense AQTech apresentou um crescimento significativo entre 2021 e 2023 no segmento de energia eólica: ao longo de dois anos, o faturamento da empresa de Florianópolis (SC) na área de wind energy passou de R$ 1,8 milhão para R$ 10,6 milhões – expansão de 470%. O share desta vertical de negócios passou de 10,6% para 28,7% – e a expectativa é que represente metade das receitas da empresa nos próximos anos.
O investimento em energia eólica se deve pelo avanço global da busca por fontes renováveis de energia, onde há esforços de diferentes países para reduzir a zero a emissão de CO2 até 2050, fortalecendo a chamada geração de energia verde, comenta Thiago Kleis, executivo de vendas globais da AQTech. “É mais do que uma tendência, é uma necessidade e estamos avançando em P&D para aprimorar e criar soluções capazes de gerar uma produção de energia mais confiável e limpa”, diz o executivo.
Outro fato relevante é a expansão significativa das operações eólicas e solares também no Brasil. Dados da ANEEL de setembro mostram que 89,2% da capacidade instalada (6.36,3 MW) nas 208 usinas que entraram em operação comercial neste ano, são compostas por parques eólicos e solares.
“Temos diversos projetos no radar que acompanham essas mudanças da matriz energética. As geradoras de energia estão entrando em um viés de fazer a gestão de seus ativos de forma mais autônoma, sem a dependência de manter a atividade de operação e manutenção (O&M) com as fabricantes após o período de garantia. Isso nos abre uma janela de oportunidade”, completa Emerson Ancini, diretor de Vendas na AQTech, que atende grandes companhias como CPFL, Cemig, CGN e Elera Renováveis no monitoramento e diagnóstico de turbinas geradoras de energia elétrica.
SIGA NOSSAS REDES