Movimento, que teve mais de 160 atividades em sua terceira edição, ao longo de agosto, apresentou resultados nesta quarta (04). Na foto, o executivo da série de evento Thaynan Mariano. / Crédito: Renato Moraes.
[FLORIANÓPOLIS, 04.10.2023]
Redação SC Inova, com informações do Floripa Conecta
O Floripa Conecta – movimento que agrega eventos e iniciativas de Economia Criativa na Capital – apresentou nesta quarta-feira (4) um balanço oficial da terceira edição, realizada ao longo de todo o mês de agosto de 2023. Além dos dados do impacto econômico na cidade — foram mais de 160 atividades que movimentaram R$ 100 milhões — foram apresentados também os resultados de duas pesquisas inéditas feitas pelo Sebrae Santa Catarina junto a empresas do setor criativo da Capital.
Os estudos foram realizados em agosto e no começo de setembro para medir os impactos do movimento nos segmentos de hospedagem, alimentação e comércio da cidade, além de avaliar o perfil dos turistas e participantes dos eventos que integraram o Floripa Conecta. Só no turismo, o impacto foi de R$ 35 milhões.
“O mês de agosto terminou, mas o movimento continua. Tivemos a formatura do curso de produção e gestão cultural e o início da formação de novos negócios de economia criativa. Todos os indicadores aumentaram em 2023 e seguiremos com trabalho de capacitação de novos produtores de olho no futuro e pensando em elevar o nível dos eventos”, diz Thaynan Mariano, executivo do Floripa Conecta.
A avaliação que mediu os impactos reúne dados coletados em 300 entrevistas com proprietários e gerentes de bares, restaurantes, comércio e de serviços de hospedagem. Quase 67% notaram efeito positivo, principalmente no aumento das vendas e no aumento do número de clientes.
O aumento nas vendas foi apontado por 99% dos entrevistados como um dos benefícios do Floripa Conecta. Cerca de 94% indicaram aumento na visibilidade do negócio. O estímulo ao turismo local (88,1%) e a geração de empregos e oportunidades de trabalho (68,4%) também foram apontadas como legados positivos. Segundo o presidente da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), Célio Bernardi, alguns empreendedores disseram a ele que o movimento “mudou o jogo” para algumas empresas no mês de agosto, considerado o mais fraco em movimentação turística e econômica na cidade – o que motivou a criação desta programação logo após o tradicional período de férias escolares.
O diretor técnico do Sebrae SC, Luc Pinheiro, lembrou que as entidades que fazem o Floripa Conecta acontecer — Sebrae, ACIF, Acate, CDL e Prefeitura de Florianópolis — investiram R$ 1 milhão no Floripa Conecta.
TURISTAS REPRESENTAM 47,5% DOS PARTICIPANTES
O Sebrae SC também realizou um estudo inédito para identificar o perfil do público participante do Floripa Conecta. Dos cerca de 120 mil participantes nas atividades do Floripa Conecta, 45,7% eram turistas — incluindo visitantes de mais de 20 países diferentes. Para a amostra, foram realizadas 400 entrevistas com pessoas presentes em 10 dos maiores eventos que integraram a programação do movimento.
A pesquisa concluiu que a maioria dos participantes era de outras cidades de Santa Catarina (54,8%), Rio Grande do Sul (10,5%), São Paulo (9,5%), Paraná (9%), Minas Gerais (3%) e Rio de Janeiro (2,5%), respectivamente. “O plano era ser ainda mais relevante regionalmente e hoje entregamos uma marca reconhecida nacionalmente. Apesar do desafio de fazer um mês inteiro, entregamos uma marca que está reverberando nacionalmente”, avalia Fabrício Faustin, diretor de comunicação do Floripa Conecta.
“Mais do que belas praias, temos a economia criativa. Olhando para o futuro num médio prazo, é muito bom saber que a cultura que estamos deixando é de colaboração, de pensar futuro de maneira sustentável por meio do empreendedorismo”, diz o presidente da Acate, Iomani Engelmann.
NOVOS POSTOS DE TRABALHO
Diante do movimento gerado pelos eventos que agregaram a programação do Floripa Conecta 2023, foram criadas mais de 200 novas oportunidades de empregos — considerando somente na amostra analisada. A dimensão real do impacto poderá ser medida quando forem divulgados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de agosto. “O Floripa Conecta existe por causa dos produtores e empreendedores persistentes. Esse tipo de entrega e política pública me deixa muito feliz”, diz Juliano Richter Pires, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Florianópolis.
O Floripa Conecta é fruto da união das principais entidades da cidade – Sebrae, CDL, ACIF, Acate e Prefeitura de Florianópolis – com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico de Florianópolis e região por meio da união de atores importantes do setor de tecnologia, do turismo e toda a indústria criativa.
CONHEÇA A HISTÓRIA DO FLORIPA CONECTA NAS REPORTAGENS JÁ PUBLICADAS PELO SC INOVA
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