Jaraguá do Sul consolida protagonismo em inovação urbana e social em SC

Voce está em :Home-Sociedade-Jaraguá do Sul consolida protagonismo em inovação urbana e social em SC

Jaraguá do Sul consolida protagonismo em inovação urbana e social em SC

Novale Hub abre nesta quinta (15) evento internacional com oito projetos selecionados pelo Laboratório de Inovação Cidadã (LabIC)

Novale Hub abre nesta quinta (15) evento internacional com oito projetos selecionados pelo Laboratório de Inovação Cidadã (LabIC), braço de soluções permanentes de design sustentável e inclusivo do centro de inovação. Foto: Tais Urquisar/Divulgação Novale Hub


[JARAGUÁ DO SUL, 15.09.2022]
Lúcio Lambranho, especial para Agência SC Inova

O LabIC Novale, programa social do Novale Hub, começa nesta quinta-feira (15) a nova fase do 2º Workshop LabIC-Novale. No evento que vai até domingo (18), os proponentes de oito projetos e mentores do Brasil e do exterior vão se reunir no Centro de Inovação Jaraguá do Sul para uma imersão em busca de soluções para melhorar a qualidade de vida da cidade e das comunidades do Vale do Itapocu, na região norte de Santa Catarina.

Segundo a coordenadora do LabIC, Laryssa Tarachucky, o evento de 2021 realizou o mesmo trabalho com outros seis projetos e com essa nova rodada de mentorias e incubação pode consolidar o Novale Hub como o primeiro de Santa Catarina a ter um programa específico de inovação cidadã. 

Dentro da rede de centros de inovação catarinense existem, lembra Laryssa, projetos específicos como o desenvolvido pelo Centro de Inovação Social (CISA) Abadeus, em Criciúma, e que desde abril de 2021 tem cursos profissionalizantes de robótica para jovens carentes. “Mas esse é o primeiro centro de inovação que realmente estabelece um programa e que o assume com um dos seus braços. Temos vários centros trabalhando com a inovação empresarial, mas com a cidadã mesclando a questão urbana, social, ambiental e cultural é também o primeiro”, aponta.

Entre os projetos em desenvolvimento na edição do primeiro evento estão o mapeamento de zonas de violência contra a mulher em linhas de ônibus, bares e bairros da cidade, um projeto piloto de salas de aulas inteligentes em escolas públicas que poder ser escalado para outras escolas públicas da região e de integração de várias ONGs da cidade e de suas campanhas com a gestão para democratizar o acesso do que é arrecadado por todas as entidades do terceiro setor. Neste link do projeto é possível conhecer os novos projetos para a edição de 2022.

Os projetos serão acompanhados pelos 50 colaboradores que passaram pela seleção da convocatória e estão aptos a participarem do desenvolvimento desses projetos. “Eles foram distribuídos entre os grupos de acordo com as suas aptidões. O papel do colaborador será de auxiliar seu grupo com a criação de uma solução para o problema identificado pelo proponente”, explica Laryssa. 

Entre os projetos em desenvolvimento estão mapeamento de zonas de violência contra a mulher em linhas de ônibus, bares e bairros da cidade e um projeto piloto de salas de aulas inteligentes em escolas públicas. Foto: Tais Urquisar/Divulgação Novale Hub

PRESENÇAS INTERNACIONAIS

O workshop também contará com palestras: entre os nomes confirmados para essa edição estão Ana Carolina Cardoso – coordenadora do Laboratório de Inovação Comunitária do Barreiro Velho (ISCTE / Portugal); Antonio Carlos Queiroz Filho – líder do Grupo de Pesquisa RASURAS (UFES / Brasil); Marcos García – ex-diretor do Medialab-Prado (Ajuntamento de Madrid / Espanha); Maria Carolina Martinez Andion – coordenadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis; e Naomi Martin – gestora do programa Actors of Urban Change (MitOst / Alemanha). 

“Além de compartilhar seus conhecimentos, esses representantes de instituições alemãs, brasileiras, espanholas e portuguesas irão participar dos quatro dias de evento, acompanhando os projetos e seus colaboradores para aprofundar estudos e elaborar uma primeira versão de uma solução para os problemas identificados”, afirma a coordenadora do projeto.

O LabIC  nasceu da combinação entre o projeto de pesquisa A Cidade e a Névoa (desenvolvido por Laryssa, coordenadora do LabIC Novale e autora da primeira tese sobre design de interação urbana publicada no Brasil) e o projeto Laboratorios Ciudadanos Distribuidos (promovido no âmbito do programa Iberbibliotecas, conduzido pelo Medialab Prado, pela Fundación para el Conocimiento madri+d e, no Brasil, pela Silo Arte e Latitude Rural).  

O 2º Workshop LabIC Novale é uma iniciativa do Novale Hub e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, da Rede Catarinense de Centros de Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina e da Universidade de São Paulo (USP), além do patrocínio da Viacredi.