Relegado à periferia nos últimos anos devido o crescimento das redes sociais, o e-mail retorna como uma ferramenta potente para relacionamento e prospecção nestes tempos de aceleração digital.
[12.08.2022]
Por Alexandre Adoglio, CMO na Sonica e Diretor no grupo Marketing&Vendas/ACATE Startups.
Escreve quinzenalmente sobre Cultura Digital para o SC Inova.
E no começo deu-se o código. E com ele o primeiro software.
Em seguida se conectaram os hardwares, criando a internet.
E com eles o primeiro e-mail. E o primeiro spam…
Foi bem nestes primórdios que tivemos a primeira interação com esta ferramenta que tornou-se parte fundamental das nossas vidas em vários aspectos, da carta de amor para o crush perdido até aquele mensagem de aceite para o sonhado emprego. Fundamental para nossa primeira aderência nas maravilhas da internet, o e-mail nasceu para encurtar distâncias e melhorar caminhos, trazendo milhões de pessoas para uma mesma plataforma, sendo a primeira de adesão em massa no mundo dos bits e bytes.
Mas na verdade o conceito de e-mail nasceu bem antes da internet.
TIO SAM ENTROU NA SALA (DE NOVO)
O primeiro exemplo de e-mail pode ser encontrado em computadores do MIT em um programa chamado “MAILBOX”, já em 1965. Ali os usuários podiam deixar mensagens em computadores da universidade para outros usuários, que veriam o mensagens na próxima vez que fizerem logon no computador. O sistema era bastante eficaz, mas apenas se as pessoas que desejavam se comunicar umas com as outras usassem regularmente o mesmo computador.
Então, em 1969, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos implementou a ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), uma rede que conecta vários computadores em todo o departamento para fins de comunicação dentro da organização. Em outubro deste ano a primeira mensagem enviada de um computador para outro aconteceu, não da forma instantânea que temos hoje mas sim um protótipo de fax-símile que levou alguns minutos para chegar.
Em 1971 o programador Ray Tomlinson, funcionário da BBN então alocado no DEA, inventou e desenvolveu o correio eletrônico como o conhecemos hoje, criando o sistema de e-mail em rede da ARPANET. O conceito de comunicação quase instantânea entre máquinas dentro de uma organização provou ser tão benéfico e prático que o conceito logo começou a se espalhar.
No entanto, com o advento das redes internas, os protocolos para envio de mensagens tornaram-se mais complexos. Ao enviar uma mensagem de um computador para outro dentro de uma rede, como indicar para onde a mensagem deveria ir?
@RROBA MAS FAZ
Com o desafio em mente a equipe de Tomilson pensou em como direcionar as mensagens para as caixas de correio corretas, escolhendo o não óbvio símbolo “@”, que provavelmente foi sua contribuição mais duradoura para a internet. Indicar um destino para uma mensagem tornou-se tão simples quanto endereçá-la: “username@name of computer”, que é essencialmente como o email tem sido endereçado desde então. Tópico tão importante para nossa atual adesão tecnológica como triplo W e as notificações dos smartphones.
Em 1976, 75% de todo o tráfego da ARPANET era correio eletrônico. O meio provou ser tão útil que começaram a surgir idéias sobre como alguém poderia enviar uma mensagem de correio eletrônico para um usuário em um computador fora de uma rede interna. Este conceito de comunicação via e-mail de organização para organização foi o impulso para o advento da própria internet, sendo que em março deste mesmo ano a Rainha Elizabeth foi a primeira chefe de estado a mandar um e-mail, com um conteúdo interessante.
À medida que o e-mail interorganizacional se tornou mais prevalente, criou-se a necessidade de um software que envolvesse o armazenamento e a organização desses e-mails. Com isso, os precursores da caixa de entrada de e-mail moderna foram desenvolvidos rapidamente.
Na década de 1980, a infância da internet, os Provedores de Serviços de Internet (ISPs) começaram a conectar pessoas em todo o mundo, e sites de “hospedagem” de e-mail começaram a aparecer, clamando por seu pedaço do bolo. Para muitos novos usuários da Internet, o correio eletrônico foi a primeira aplicação prática desse novo e empolgante meio.
Em 1993, a palavra “correio eletrônico” foi substituída por “e-mail” no léxico público e o uso da internet tornou-se mais difundido. Nos anos seguintes, America Online (AOL), Echomail, Hotmail e Yahoo moldaram o cenário da Internet e do e-mail. Eles injetaram dólares de marketing para aumentar a acessibilidade e expor um público muito mais amplo aos benefícios da World Wide Web.
CONTROVÉRSIA DO TIO SAM PIRATEANDO (DE NOVO)
V.A. Shiva Ayyadurai levou uma vida interessante. O indiano com quatro diplomas do MIT, fundou a empresa de tecnologia Millennium Cybernetics na década de 1990 e escreveu alguns livros sobre a indústria de e-mail, Nos últimos anos, ele estudou e escreveu sobre medicina alternativa e desenvolveu uma reputação por promover teorias da conspiração.
Ayyadurai também diz que é o verdadeiro inventor do e-mail e tem o domínio pontocom para respaldá-lo.
A história de Ayyadurai vem de um programa de verão na NYU, onde ele estudava programação de computadores em 1978. Nesse mesmo ano, ele foi voluntário em uma faculdade de odontologia em Nova Jersey, onde sua mãe trabalhava. Com apenas 14 anos, Ayyadurai desenvolveu um sistema informatizado de correspondência interna para a escola, que ele chamou de “EMAIL”. Ele teria os direitos autorais do software em 1982.
Os confrontos sobre as histórias de Tomlinson e Ayyadurai só começaram 30 anos depois, quando grandes publicações começaram a divulgar artigos que deram a Ayyadurai o crédito por inventar o e-mail. A revista Time publicou uma entrevista da Techland em 2011, que foi seguida por um artigo de 2012 no Washington Post. O Smithsonian pareceu validar as alegações de Ayyadurai depois que o museu recebeu a documentação de seu programa “EMAIL” e as inseriu em uma exposição permanente.
A controvérsia permanece, com um ganho de causa jurídica aqui, uma compensação financeira ali, mas de fato esta disputa em nada manchou a reputação da mais utilizada das ferramentas online.
E-MAIL MARKETING DO INFERNO
Em 1978 um marketeiro sem muita coisa pra fazer estava pesquisando sobre a tecnologia emergente das mensagens eletrônicas e teve um lampejo genial, ou não. Gary Thuerk, que trabalhava para a Digital Equipment Corp decidiu mandar um único e-mail para 400 destinatários como uma promoção para os computadores de sua empresa que, na verdade, resultou em US$ 13 milhões em vendas. Levando em conta a inflação, isso equivale a cerca de US$ 78,8 milhões hoje. Consequentemente, este e-mail também é considerado a primeira mensagem de spam.
Em 1989, especialistas previram que outras tecnologias poderiam substituir o e-mail, a máquina de fax, pois não conseguiam imaginar que um mundo “sem papel” fosse possível. Também não previam como o e-mail transformaria o marketing de mala direta.
Quando a internet foi lançada em massa nos idos de 1991, o e-mail era usado principalmente por universidades ou para comunicações corporativas. O público em geral o viu como uma novidade e ainda muito caro para o uso diário. Em 4 de julho de 1996, o Hotmail lançou o primeiro serviço de e-mail gratuito baseado na web. Ao fazer isso, eles abriram uma linha direta de comunicação para potencialmente 20 milhões de usuários de internet americanos. Os profissionais de marketing viram a oportunidade e pularam de cabeça.
Em dezembro de 1996, a empresa de hospedagem na web Xoom enviou um e-mail de marketing para 6 milhões de usuários da Internet para anunciar seu “Email Robot” – uma ferramenta de filtragem anti-spam. De acordo com o fundador da Xoom, Laurent Massa, a campanha era para ser uma piada. Massa disse: “Você odeia lixo eletrônico e, portanto, estamos enviando lixo eletrônico, dizendo para você obter nosso produto gratuito para que possa pará-lo”.
ANEXANDO A VIDA
Com a popularização da tecnologia, nossos hábitos de comunicação mudaram radicalmente, principalmente os não pessoais de longa distância.
Em 1990, 100 geeks da web americanos abriram sua caixa de entrada para encontrar um e-mail bizarro. Dentro da mensagem havia dois anexos. A primeira era uma fotografia do Telephone Chords, um quarteto a capella composto por quatro hirsutos pesquisadores de TI. A segunda: a gravação dos acordes de um velho favorito da barbearia, “Let Me Call You Sweetheart”.
Mas o conteúdo anexado não era a coisa mais estranha. Este foi o primeiro anexo funcional de todos os tempos, ou pelo menos o primeiro que a maioria das pessoas realmente conseguiu abrir. As pessoas já haviam enviado anexos antes, mas eles eram inúteis porque os destinatários não podiam abri-los a menos que compartilhassem o sistema de e-mail do remetente. Esta foi a primeira vez que alguém sentiu algo compatível com a maioria dos programas de e-mail. E esse alguém era o tenor do quarteto: um homem baixo e gorducho parado na extremidade direita da fotografia, erguendo as sobrancelhas espessas e vestindo um cardigã amarelo brilhante.
Além desta funcionalidade necessária a todos, o email nos trouxe também:
1982: O primeiro “emoticon” sorridente é inventado por Scott Fahlman.
1989: O radialista Elwood Edwards grava as icônicas “Welcome” da AOL, “File’s Done”, “Goodbye” e “You’ve Got Mail”.
1997: O Microsoft Outlook é lançado.
1997: A Microsoft compra o Hotmail por cerca de US$ 400 milhões.
1998: A Warner Bros. lança o filme “You’ve Got Mail” (“Mensagem para Você”), com Meg Ryan e Tom Hanks e chega a US$ 250 milhões nas bilheterias.
1998: A palavra “spam” é adicionada ao Oxford English Dictionary.
1999: Um e-mail fraudulento alegando que Bill Gates planeja compartilhar sua riqueza com usuários da Internet começa a circular. Ele é encaminhado por milhões.
2003: Em um episódio de “Os Simpsons”, Homer revela seu endereço de e-mail, chunkylover53@aol.com.
2004: LOL e outras siglas da Internet são oficialmente reconhecidas no Oxford English Dictionary.
2004: FTC codifica as leis de spam de e-mail.
2004: E-mails multimídia são introduzidos após o MMS World Congress em Viena.
2005: SPF, a primeira tecnologia que verifica a identidade dos remetentes de e-mail, é estabelecida.
2007: O Google disponibiliza o Gmail para o público em todo o mundo.
2007: O protocolo de segurança antiphishing DKIM é adotado pela Internet Engineering Task Force.
2008: O candidato presidencial Barack Obama compila um banco de dados de mais de 13 milhões de endereços de e-mail.
2011: The Associated Press Stylebook muda “e-mail” para “email”.
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Relegado à periferia nos últimos anos devido ao crescimento das redes sociais, o e-mail retorna como uma ferramenta potente para relacionamento e prospecção nestes tempos de aceleração digital. Em 2020, havia 6 bilhões de usuários de e-mail em todo o mundo e mas mais de 50% dos e-mails recebidos eram spam. Embora esta seja certamente uma grande porcentagem, é uma melhoria substancial em relação a 2008, quando o spam representou 92,6% do tráfego total de e-mail.
A razão número um pela qual as pessoas cancelam a assinatura de e-mails é que eles simplesmente recebem muitos. A segunda razão pela qual a maioria das pessoas cancela a assinatura de e-mails é a falta de relevância, seguida por muitos e-mails recebidos de uma determinada empresa. É de se considerar como abordar as pessoas por e-mail, utilizando-se de ferramentas próprias para disparo de email marketing e tendo cautela para seguir alguns princípios da etiqueta para comunicação online.
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