Empresa fundada pelo mentor e investidor Rafael Assunção anunciou nesta quinta (04) a entrada do empreendedor que fundou empresa comprada pela Linx. / Na foto, os sócios Anderson Wustro, Rafael e Tiago. / Divulgação Questum
[FLORIANÓPOLIS, 05.08.2022]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
A Questum, empresa especializada no processo de fusões e aquisições (M&A) para startups, anunciou nesta quinta (04), em evento pós-Startup Summit, em Florianópolis, os planos de expansão do negócio e um novo sócio, Tiago Vailati.
Fundador e ex-CEO da Hiper — startup de gestão para pequenos negócios do varejo —, Tiago possui longa trajetória no empreendedorismo, como mentor, investidor-anjo e conselheiro de startups, além de ter sido integrante do conselho da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) entre 2020 e 2022. Ele também executou todo o processo de venda da Hiper para a Linx em 2019, continuando à frente da startup vendida e no cargo de diretor executivo da Linx até o início de 2022.
A chegada do sócio representa o começo de uma expansão gradual para ecossistemas de tecnologia de outras regiões do Brasil. O primeiro escritório da Questum, localizado em Florianópolis, fortaleceu conexões no ecossistema de Santa Catarina, embora as operações da empresa sejam nacionais desde o início.
A Questum já assessorou as operações de vendas das startups PagueVeloz (para Serasa Experian), Lett (para Neogrid), Ipê Digital, Effecti e Mercos (para Nuvini) e Mercadapp (para Linx).
“Hoje, não conseguimos atender todos os negócios que chegam para nossa consultoria. Ter novos sócios como o Tiago, com uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e o conhecimento de quem já acompanhou de perto processos de M&A, nos ajudará a continuar aprimorando nossa metodologia e a levar nossos serviços para mais empreendedores(as) e regiões”, explica Rafael Assunção, fundador e Managing Partner da Questum, com mais de 20 anos de experiência como empreendedor, investidor, advisor e board member.
Rafael veio para Florianópolis em 2011, onde participou da criação de uma aceleradora de onde saíram diversas startups, como a Decora, que virou case após ser vendida por US$ 100 milhões para a empresa norte-americana Creative Drive. “A Questum nasceu a partir da minha necessidade como mentor e investidor. Eu percebi que existiam muitas oportunidades no mercado, por conta da demanda de grandes empresas para acessar inovação. Porém, não existiam assessorias especializadas em fazer essas conexões e que entendessem das peculiaridades desse tipo de operação”, explica.
Em 2019, o ex-diretor da aceleradora Darwin Startups, Anderson Wustro, entrou como sócio na operação, somando sua experiência em processos de investimento e fundraising em mais de 50 negócios inovadores. “Atualmente, estamos em um momento do ecossistema em que não apenas há corporates apostando no valor da inovação e adquirindo startups, como também muitas startups capitalizadas buscando negócios para acelerar ainda mais seu crescimento”, comenta Rafael.
O mercado, contudo, está diferente neste ano – com o apetite mais contido por parte de grandes fundos. “Algumas regras do jogo mudaram, mas ainda há muito espaço para o crescimento, a captação de recursos e o exit de bons negócios”, resume.
SIGA NOSSAS REDES