Fundada há 10 anos em Florianópolis, scale-up cresce 150% ao ano e fará parte de projeto para ampliar o uso de analytics/big data em novos produtos para o mercado livre de energia. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 08.06.2022]
Redação SC Inova, com informações das empresas
A Auren Energia, empresa resultante da consolidação dos ativos de energia da Votorantim S.A. e CPP Investments e a integração da CESP, anuncia investimento na Aquarela Analytics, scale up fundada em Florianópolis e que atua no setor de advanced analytics e inteligência artificial. Com a transação, a Auren passa a ter 28,3% do capital total da Aquarela, com um investimento de aproximadamente R$10 milhões entre aporte primário na companhia e compra de participações de outros sócios.
Este é o segundo investimento feito pela Auren em tecnologia e ciência de dados associados à comercializadora de energia. Como o SC Inova noticiou no ano passado, a companhia adquiriu em outubro 50% do capital social da também catarinense Way2 Technology, que desenvolve tecnologia em telemedição e softwares de gestão energética.
O investimento na Aquarela permitirá à Auren ampliar o uso de analytics/big data no desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções em energia para os clientes do mercado livre. “Temos um portfólio otimizado de geração de energia por meio de diversas fontes renováveis. Estamos criando um ecossistema de negócios com empresas como a Aquarela e a Way2, que estão na vanguarda do conhecimento e da inovação em data analytics, tecnologia, e medição de energia.”, afirma Raul Cadena, Vice-presidente de Clientes e Comercialização da Auren. “Portfólio diversificado de geração de energia renovável, tecnologia e inteligência de dados são o futuro do setor elétrico”, avalia.
Fundada há 10 anos na capital catarinense e com um time de 36 colaboradores (além de outros indiretos, que somam cerca de 60 pessoas), a Aquarela conta com tecnologia pioneira no país de ciências de dados – fazem parte de seus investidores empresas como Embraer, FINEP e o BNDES. Nos últimos sete anos, tem crescido em média 150% ao ano. “Buscamos alinhar a inteligência do Advanced Analytics e da IA para otimizar como produzimos, consumimos e transformamos energia em valor e assim converter em riqueza para a sociedade” destaca Marcos Santos, CEO da Aquarela Analytics.
Como lembra o sócio-fundador e diretor de Expansão Joni Hoppen, o investimento é resultado do sucesso de projetos que a empresa já vinha desenvolvendo nos últimos anos com a Votorantim Energia, hoje Auren. “Vencemos prêmios regionais (Caspar Stemmer/SC) e nacionais de inovação (CNI), e isso tem aberto portas para desenvolvimentos de novos projetos. O foco agora é continuarmos seguindo o planejamento de longo prazo que já definimos há alguns anos”, ressalta.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES