“Nós soubemos usar o M&A para crescer no Brasil”, afirma o CEO Alessio Mainardi (foto). Após focar no crescimento orgânico em 2023, companhia que tem unidades em Santa Catarina projeta crescimento de 50%. / Crédito: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 18.01.2024]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Depois de um ano focada no crescimento orgânico, a multinacional italiana de softwares de gestão Zucchetti anuncia que voltará às compras no Brasil em 2024. Com receita anual de 1,9 bilhão de euros, a companhia já fez sete operações de M&A (fusões e aquisições), três delas em Santa Catarina: em 2020, adquiriu a Compufour, por R$ 100 milhões e no final de 2022 passou a controlar a SmallSoft e a Gdoor Sistemas – todas elas fundadas em Concórdia, cidade de pouco mais de 70 mil habitantes no Oeste catarinense.
Com a retomada da estratégia de crescimento inorgânico, a Zucchetti Brasil projeta expansão de 50% em 2024 – o mercado local é considerado um dos mais estratégicos da América Latina para o grupo, pois concentra o maior número de clientes e parceiros depois da Itália. Com 8 mil colaboradores, a empresa tem unidades em 12 países e atende mais de 800 mil clientes no mundo todo.
“Nós soubemos usar o M&A para crescer no Brasil e agora aproveitamos também o desenvolvimento tecnológico, que fortalecemos em 2023, para impulsionar esse crescimento. Vamos continuar investindo em uma estratégia que une o orgânico e inorgânico e que tem se mostrado bem-sucedida”, afirma o CEO Alessio Mainardi.
No ano passado, a companhia focou no desenvolvimento de softwares, como uma solução de ERP 100% cloud para pequenas e médias empresas, além de um software para pequenos varejistas, que deve ser lançado em março.
CEO DE EMPRESA ADQUIRIDA VIRA DIRETOR NA MULTINACIONAL
A Zucchetti Brasil também anunciou nesta semana que o CEO da Gdoor, Joel Souza, passa a ser o novo Diretor de Relacionamento com Canais, na vertical de POS da Zucchetti. A decisão pela incorporação do novo cargo vem após um 2023 bem-sucedido para a empresa de Concórdia: graças a uma estratégia focada nas revendas, a Gdoor registrou 32,61% de crescimento orgânico e impulsionou os resultados da Zucchetti. Agora, Souza assume o desafio de levar sua expertise na estratégia de canais para outras empresas que compõem o portfólio da multinacional.
“(As revendas) são nossos principais stakeholders, pois são as pessoas que ditam como o sistema vai se comportar e o que deve ser melhorado no software, por exemplo, já que estão trabalhando diretamente com os usuários finais”, explica Joel, que atua neste segmento há 15 anos e que agora vai levar a expertise às 3,9 mil revendas da Zucchetti no Brasil.
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