Meetup de negócios nesta segunda (04.11), em Lisboa, marcou pontapé inicial de parceria entre o ecossistema de SC e o hub português de inovação Beta-i. Foto: Sam Barnes/Divulgação
Nesta segunda, 04.11, as startups catarinenses selecionadas para a missão ao Web Summit pelo programa StartupSC, do Sebrae/SC, participaram de um meetup de internacionalização, em Lisboa, para conhecer em detalhes o ecossistema de inovação de Portugal. Representantes do ambiente local de tecnologia explicaram como é possível transformar o país ibérico em um hub para acessar o mercado europeu. Instituições como o Startup Portugal, grupos de investidores como RedAngels e Core Angels Atlantic e consultores como foco em internacionalização estiveram na programação do evento, ao longo do dia 4.
“Nosso objetivo a partir de 2020 é como atuar globalmente. As startups catarinenses devem pensar não só no Brasil, mas em algo muito maior. Essa ação é um kick off para nossos desafios em 2020, como trazer empresas catarinenses para a Europa”, resume Alexandre Souza, coordenador do programa StartupSC.
No início de 2019, o Sebrae/SC criou uma nova estrutura, a Assessoria de Internacionalização, para apoiar PMEs com potencial de exportação de produtos e serviços. A participação destas pequenas empresas em operações internacionais vêm crescendo: segundo dados da Fiesc, elas foram responsáveis por 2,5% do total exportado por Santa Catarina.
Um exemplo, na área de tecnologia, é a Sizebay, startup de Joinville que criou um provador virtual que facilita a compra de roupas no comércio eletrônico, que acaba de inaugurar unidade na cidade de Coimbra. “Em 2018 tivemos um primeiro contato, no Web Summit, com cerca de 15 investidores e clientes. Agora, um ano depois, já temos uma sede própria e investidores locais”, exemplifica o CEO Janderson Araújo.
O meetup, que envolveu também o programa gaúcho StartupRS, aconteceu na Beta-i, instituição portuguesa focada no desenvolvimento de empreendedorismo e cultura inovadora, que atua há 10 anos com aceleração, promoção de eventos, inovação corporativa, educação e também investe em startups. Desde 2010, é responsável pelo Desafio Lisboa (Lisbon Challenge), que já acelerou 970 negócios e está abrindo unidade no Brasil neste ano.
Como afirma a CEO e cofundadora Renta Ramalhosa, “iniciamos hoje um ciclo de trabalho em conjunto com o ecossistema de tecnologia e criar uma ponte para startups de Santa Catarina venham para Portugal e vice-versa”.
Na noite de quarta-feira (06.11), o grupo participa do evento de pré-lançamento do Startup Summit 2020, na sede da Beta-i, e do festival Floripa Conecta, que acontece em agosto do próximo ano na capital catarinense. O último dia da missão em Portugal, na sexta-feira, será dedicado a visitas técnicas à Invest Lisboa, Startup Lisboa, IAPMI e ao Hub Criativo Beato.
Confira aqui o vídeo produzido pela Dialetto direto do Web Summit:
SIGA NOSSAS REDES