UniSul firma parceria com ACATE para desenvolver projetos em conjunto com empresas catarinenses de TI

Voce está em :Home-Inovadores-UniSul firma parceria com ACATE para desenvolver projetos em conjunto com empresas catarinenses de TI

UniSul firma parceria com ACATE para desenvolver projetos em conjunto com empresas catarinenses de TI

Programa prevê a interação entre estudantes e professores – edital vai selecionar participantes para pré-incubação e mapeamento de demandas

Programa U-Connect prevê a interação entre estudantes e professores para troca de expertises – edital vai selecionar participantes para pré-incubação e mapeamento de demandas junto às 11 verticais da entidade de tecnologia. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 28.05.2024]
Redação SC Inova, com informações da UniSul

A UniSul, instituição de ensino fundada há 60 anos em Santa Catarina e que desde 2021 faz parte do grupo Ânima, assina nesta terça (28) termo de cooperação tecnológica com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) para potencializar a capacidade inovadora de estudantes e professores e oferecer soluções a empresas de TI catarinense. A parceria ocorre via U-Connect, programa permanente de inovação da universidade. 

O propósito é desenvolver ideias junto a empresas locais, unificando a expertise em pesquisa científica da Ânima/UniSul e o programa de pré-incubação da ACATE. “A iniciativa é acessível a todos os cursos, pois todas as áreas podem ter inovação. Percebemos que poderíamos potencializar o ecossistema de tecnologia catarinense, que hoje é um dos mais importantes do Brasil e da América Latina, com a capacidade empreendedora e inovadora dos nossos estudantes e professores”, explica o professor e coordenador de Inovação da UniSul, Eduardo Blanco.  

Após a assinatura do acordo, será aberto um edital permanente para que os alunos se inscrevam. Os selecionados participarão da pré-incubação e, em seguida, terão contato com as 11 verticais de atuação da ACATE para compreender as demandas.

FUNIL DE IDEAÇÃO E CONEXÃO

A partir da assinatura do termo, o programa será desenhado com base no mapeamento de ideias e de empreendimentos realizado por nossos alunos e professores, que vão cumprir uma série de etapas na pré-incubação até modelar a ideia inicial a ser apresentada. “Depois, será o momento de aprimorar as propostas, realizar um filtro, uma pré-seleção que serão levadas à ACATE. A universidade tem expertise em pesquisa científica que pode ajudar na validação de ideias, algo que muitas startups não têm, por exemplo”, afirma. 

As soluções serão apresentadas à vice-presidência de Talentos da associação e a partir daí podem ser firmadas parcerias e os estudantes receberão mentorias de empreendedores e professores. O convênio de ensino dual permitirá que os estudantes consigam ter a experiência na prática, atuando próximos das empresas de tecnologia e conhecendo processos. 

“A ideia do U-Connect é tentar dar o maior apoio possível a essas ideias, para que consigam, de alguma forma, ter a possibilidade de serem inseridas no mercado, de serem reconhecidas ou de virar uma empresa, uma startup. Nós percebemos que ideias existem aos montes, mas há a dificuldade de transformá-las em um projeto consistente. Então, o U-Connect se propõe a colaborar nesse processo”, completa Blanco. A iniciativa com a ACATE é a primeira do programa e já há tratativas junto a outros ecossistemas de inovação para novas parcerias.