Unifique, empresa catarinense que vai operar o 5G no Sul, faz acordo para fornecer serviços financeiros

Voce está em :Home-Negócios-Unifique, empresa catarinense que vai operar o 5G no Sul, faz acordo para fornecer serviços financeiros

Unifique, empresa catarinense que vai operar o 5G no Sul, faz acordo para fornecer serviços financeiros

Parceria com a Plantare Investimentos faz parte do plano estratégico de diversificação de portfólio da Unifique, que fez IPO em 2021.

Parceria com a Plantare Investimentos faz parte do plano estratégico de diversificação de portfólio da companhia, que abriu capital na Bolsa em 2021. Na foto, o fundador da Plantare, Ricardo Hoffmann, e diretor de Inovação e transformação Digital da Unifique, Gabriel Amâncio. / Crédito: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 03.10.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A Unifique, empresa de capital aberto com sede em Timbó (SC), anunciou nesta terça (03) um acordo de cooperação com a empresa do setor financeiro Plantare Investimentos. O acordo faz parte do plano estratégico de diversificação da companhia catarinense, que teve sua origem no mercado de telecomunicações, mas que atualmente vive um momento de expansão e diversificação, com atuação em áreas como monitoramento digital, casas inteligentes, TVHD por assinatura, Data Center, Cloud, Cibersegurança, 5G Privado, telemedicina, entre outras.

A transação marca a entrada da Unifique no segmento de serviços financeiros, setor que está em disrupção devido ao rápido avanço de novas tecnologias.

Presente em cerca de 350 municípios nos três estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, a Unifique lançará o serviço de telefonia móvel 5G nos estados da região Sul. Atualmente conta com uma carteira de 700 mil clientes.  Em julho de 2021, a empresa fez uma oferta pública de ações na B3 (IPO) e anunciou à época que iria destinar 40% do total captado com os novos investidores (cerca de R$ 300 milhões) para aquisições (M&A), enquanto outros 40% estavam destinados ao financiamento da expansão orgânica.

Segundo a Unifique, a escolha do segmento financeiro fez parte de um processo de análise de novos mercados promissores para ampliar os serviços disponibilizados ao cliente. A escolha da Plantare foi por meio de um processo de concorrência em nível nacional, onde participaram os principais líderes do setor.

Fundada em 2021, a Plantare contabiliza 1,5 mil clientes e mais de R$ 1 bilhão em custódia. O acordo firmado entre as partes prevê que as receitas e resultados gerados através do negócio sejam capturadas pela companhia, podendo esta exercer, proporcionalmente, até 60% de participação societária no grupo em até três anos. A operação será totalmente de cash in, com os recursos destinados ao crescimento do negócio.

 “Buscamos diversificar nosso portfólio com soluções que agregam valor para nossos clientes, pautados sempre na excelência. Esse acordo vem ao encontro desses nossos horizontes”, resume o diretor de Inovação e Transformação Digital da Unifique, Gabriel Amâncio. Na prática, a principal estratégia da Unifique é complementar os serviços oferecidos para seus clientes de modo a aumentar a fidelização.

SINERGIA GEOGRÁFICA

Além disso, há sinergia geográfica já que ambas têm suas raízes no interior do Sul do Brasil e tem forte participação nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fato que aproximou as organizações e impulsionou a negociação.

“Duas empresas que começaram do zero e buscaram seu espaço com serviços de qualidade em um ambiente altamente concorrido. A Plantare e a Unifique, juntas, representam um potencial enorme de crescimento, temos um projeto de expansão arrojado, queremos ter assessores de investimento em todas as cidades nas quais a Unifique atua e, vamos trabalhar para nos próximos três anos dobrarmos a empresa todo ano”, comenta o fundador da Plantare, Ricardo Hoffmann.

A transação foi conduzida diretamente pelas partes, pelos seus times internos de M&A e a Plantare contou com assessoria jurídica do escritório Fazano & De Lucca.