Espaço Acate Experience, inaugurado nesta segunda (25) em Florianópolis quer popularizar a inovação desenvolvida por empresas de TI do estado. / Fotos: Divulgação ACATE
[FLORIANÓPOLIS, 26.04.2022]
Por Fabrício Umpierres, editor SC Inova – scinova@scinova.com.br
Florianópolis ganhou fama nos últimos anos como um berço de empresas de tecnologia – mas não exatamente de tecnologia “palpável”, que possa ser rapidamente explicada e sentida por quem não é afeito ao ambiente tech. A capital catarinense desenvolveu sua “indústria limpa” com base em empresas de hardware e, principalmente, software voltados ao mercado corporativo (B2B), que ajudam empresas a gerar negócios – nada muito simples de explicar, ou de apresentar visualmente.
Para desmistificar à população local – e à massa de turistas que visita Florianópolis – essa tecnologia invisível criada na região, a Associação Catarinense de Tecnologia lançou nesta segunda, 25, o Acate Experience, um espaço que funcionará como uma espécie de vitrine das soluções tecnológicas desenvolvidas em Santa Catarina e das ações da entidade, com uma pegada de atração turística e interativa.
“Hoje com as tecnologias digitais, em nuvem, você não consegue sentir o que há de novo. Quer saber como funciona o metaverso? Tem óculos de realidade aumentada aqui com uma solução desenvolvida por uma empresa local”, explica Diego Ramos, vice-presidente de Relacionamento da entidade.
No ano passado, foi lançada uma chamada pública para que as empresas apresentassem e fornecessem suas soluções para a construção do ambiente. Outras devem ser lançadas frequentemente para atualizar o Experience com novas soluções que estão sendo desenvolvidas no ecossistema.
Entre as empresas que participam do espaço está a Teltec Solutions, que forneceu infraestrutura de internet e, por meio de parceria com a Cisco, viabilizou uma série de dispositivos e equipamentos. A BeUpse criou um ambiente no metaverso e disponibilizou óculos de RV para conhecer soluções que a startup utiliza no mercado imobiliário, a Cebra disponibilizou a parte de tomadas para dispositivos móveis e carregadores USB, a Criare fez a automação de iluminação, enquanto a S3 Nano forneceu a tinta anti-viral usada no espaço.
Também participam do projeto a Sonica, que ofertou o website; a Wifeed, responsável pela infraestrutura de veiculação de mídias; e a Qiron Robotics cedeu o robô de atendimento aos usuários (que leva o nome de Kátia, uma brincadeira com o nome da entidade).
“Além de ser uma vitrine, o conceito do Experience é ser uma porta para o setor de tecnologia. Queremos incluir quem frequenta o Passeio Primavera, as crianças nas escolas ao redor, para mostrar o potencial do setor. Temos soluções feitas aqui e que vão para o mundo, mas que muitos não conhecem”, resume o diretor executivo da ACATE Gabriel Sant’Ana.
Ele lembra das primeiras conversas, com os empresários Valério e Marcelo Gomes (do Grupo Pedra Branca, proprietário do espaço onde funciona o CIA Acate Primavera) e o ex-presidente Guilherme Bernard, para buscar um local que fosse a futura sede da entidade. “Era 2014 e os empreendedores já tinham um conceito de criar no local um centro de inovação, e que fosse inclusivo. O Experience vem para coroar nosso desejo de desenvolver um ambiente inspirador – e hoje já é muito mais do que imaginávamos”, comentou.
O ambiente estará aberto para visitação a partir desta quarta, 26 de abril. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES