Segundo Karollyne Correia (foto), que lidera as ações da ShiftT, programa agora busca startups que atuem em mercados como Logística, Novos combustíveis, Geração de energia e crédito de carbono. Inscrições podem ser feitas até 30 de novembro. / Foto: Divulgação
[JOINVILLE, 24.10.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A ShiftT, aceleradora de startups da Tupy, está com inscrições abertas para o terceiro batch do programa de aceleração. As startups interessadas podem fazer a inscrição até 30 de novembro no site da ShiftT. O objetivo é atrair negócios inovadores que queiram desenvolver, com o apoio dos profissionais da Tupy, provas de conceito e validar seus modelos de negócios. Para se inscrever, há alguns critérios, detalhados neste edital.
Até o segundo ciclo, as startups trabalhavam em 4 grupos de atuação: Sinergia com a Tupy; Digital e Indústria 4.0; Desenvolvimento Sustentável e Modelos de Negócios Inovadores. “Com as aquisições recentes e avanço da estratégia da companhia, vimos a necessidade de ampliar as áreas de atuação da ShiftT. Agora, buscamos startups em novas frentes de atuação, tais como: Logística, Novos combustíveis, Geração de energia e crédito de carbono”, explica Karollyne Correia, que lidera as ações da ShiftT.
Além das competências desenvolvidas pela Tupy, o acesso aos seus mercados e parques fabris, um dos diferenciais do programa de aceleração é o acesso aos laboratórios da Companhia, inclusive, o maior da América Latina em testes de motor. Durante a aceleração, as startups têm a oportunidade de desenvolver provas de conceito de forma remunerada. Além disso, não precisam disponibilizar participação acionária – o programa é “equity free“.
As startups selecionadas também passam a integrar a uma plataforma de gestão de cadeias de fornecimentos. Desta forma, além dos benefícios descritos no edital, podem ser fornecedoras de grandes empresas brasileiras.
STARTUPS AVANÇAM COM OPEN INNOVATION
A Hedro foi uma das três startups selecionadas no primeiro ciclo de aceleração da ShiftT, em 2021. Uma startup mineira especialista no desenvolvimento de tecnologias emergentes (hardware, firmware e software) e na integração delas ao ambiente industrial. Por meio de sensores e solução digital, tinha como objetivo melhorar a manutenção preditiva e o aumento da disponibilidade das máquinas.
Segundo Cássio Barbosa, fundador da Hedro, a ShiftT desempenhou um papel fundamental no amadurecimento de dois produtos, os Sensores H1.2 e o sistema on premises. A aceleração proporcionou a validação de seis aplicações de sensores na digitalização de máquinas antigas e contribuiu significativamente para a receita em 2022, quando representou 12% do faturamento da Hedro. Em 2023, a startup teve um crescimento de 750% no faturamento.
O trabalho desenvolvido pela Tupy com as startups foi reconhecido no Ranking 100 Open Startups 2023, em que a Companhia ficou em 8º lugar no Top 10 do Open Corps, na categoria Mineração e Metais. Ao todo, foram consideradas 5.348 corporações. O Ranking reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no Brasil no último ano e é considerado a maior e principal fonte de dados sobre open innovation da América Latina.
SIGA NOSSAS REDES